Iscas de bacalhau à moda do Porto, receita de alternativa às tradicionais pataniscas, um prato diferente acompanhado de um bom arroz de feijão encarnado, uma delicia…
Uma receita bem antiga, ficam com um aspecto divinal, um dos petiscos favoritos de muitas famílias da cidade do Porto.
Ingredientes
- 2 posta de bacalhau demolhado cortado às tiras
- 250 g de farinha
- 1 ovo grande
- 400 ml de água
- salsa picada q. b.
- sal e pimenta moída q. b.
- óleo ou azeite para fritar q. b.
Preparação
Iscas de bacalhau à moda do Porto
Numa tigela deite a farinha e o ovo, tempere conforme o seu gosto com um pouco de sal, pimenta e salsa. Misture bem. Depois, junte aos poucos a água e, com um garfo ou uma vara de arames, mexa até ter uma massa lisa e sem grumos. Reserve.
Corte as postas de bacalhau em tiras finas, ou se preferir, retire a pele e as espinhas do bacalhau e separe-o em lascas grossas.
Ponha a aquecer uma frigideira com o azeite ou com o óleo até ficar bem quente, tenha em conta que azeite ou óleo deve cobrir todo o fundo da frigideira.
Deite uma colher de servir de polme e deixe fritar um pouco. De seguida coloque no centro de cada uma, as tiras ou lascas de bacalhau e dobre a massa em envelope com se fosse uma omelete. Vire e deixe fritar até ficarem douradinhas e estaladiças. Retire, escorra e coloque-as num prato com papel absorvente.
Sirva estas iscas de bacalhau ainda quentes, como prato principal acompanhadas de um bom arroz com feijão, cuja receita pode ver aqui. Em alternativa pode servir-las frias como petisco, decoradas com um pouco de salsa, azeitonas pretas e uma boa broa.
Bom Apetite!
Leia também: receita de filetes de bacalhau fresco frito.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!