Broinhas de Mel, receita de uns docinhos muito bons estes, que me fazem lembrar muito a minha infância, no meu tempo de estudante e de menina, comprava estas delícias bem mais baratas do que qualquer outro doce, eram grandes e tão docinhos, uma maravilha…
Uma receita deliciosa, mas ao mesmo tempo também é uma maneira de aproveitar bolos que já estejam um pouco secos e já ninguém os quer comer, e como estamos numa altura que nada se pode desperdiçar, esta receita é uma ótima ideia. Pode-se fazer com vários sabores de bolos, tipo pão de ló, bolos de iogurte, bolos de mármore, bolos de chocolate, bolos cenoura, bolos de laranja enfim, desde que não tenham cremes, podem fazer à vontade. Experimentem!
Ingredientes
Calda de açúcar
- 100 gramas de açúcar
- 100 ml de água
- 1 colher (sopa) de mel
Para as Broinhas
- 300 gramas de aparas de bolo sem cremes
- 4 a 5 colheres (sopa) de farinha
- 3 colheres (sopa cheias) de cacau em pó
- 100 gramas de frutos secos picados (noz, amêndoas e uvas passas)
- 1 colher de (rasa de sopa) de fermento em pó
Preparação
Broinhas de Mel
Ligue o forno a 180º C para ir pré-aquecendo.
Comece por colocar num tacho a água e o açúcar, leve ao lume e deixe ferver. Começou a ferver desligue o fogão e junte-lhe a colher de mel, mexa e reserve um pouco até amornar um pouco.
Na batedeira deite as aparas dos bolos que estejam um pouco secos e vá vertendo a calda aos poucos e misturando bem. Junte a farinha aos poucos com o cacau, vá batendo e verificando como está a textura.
Junte os frutos secos e bata novamente, verifique se a massa está boa para moldar, se precisar coloque mais um pouco de farinha, tem de ficar uma massa moldável e não muito pegajosa, dai a farinha ter de ser ajustada se for o caso (veja o vídeo), ao todo coloquei 5 colheres de sopa, as suas broinhas pode ter quantidade diferente.
Por fim, junte o fermento em pó mexa mais um pouco só para envolver e está pronto. Forre um tabuleiro com papel vegetal e polvilhe com farinha.
>Depois é só moldar as bolinhas mais ou menos de 60 gramas cada uma ( mas é a gosto), passe-as na farinha e coloque-as no tabuleiro. Pressione com as “costas” dos 4 dedos até ficarem mais achatadas (veja o vídeo).
Leve ao forno que já está pré-aquecido por 20 a 25 minutos. Retire-as do forno deixe-as arrefecer em cima de uma grade. Assim que estiverem frias, coloque-as num prato e polvilhe com açúcar em pó.
Agora é só saborear estas deliciosas broinhas de mel e voltar ao meu tempo de menina. Bom apetite!
Leia também: receita de pastéis de Tentúgal.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!