Pastéis de Tentúgal, esta receita, pode não ser a verdadeira receita tradicionais deste doce, mas eu considero uma receita muito boa…
Gosto muito destes doces mas julgava-os muito complicados de os fazer, até que, a fazer as minhas pesquisas, na net, à uns anos atrás, achei várias maneiras, mas esta foi de certeza a que me chamou mais atenção, usando a famosa massa filo.
Logo a escrevi no meu caderno de receitas e sempre que me apetece faço esta receita. Não muitas vezes porque são muito calòricos por causa dos ovos moles, mas uma vez não são vezes. Os pasteis de tentúgal são nada mais nada menos que um creme de ovos (chamados de ovos moles) embrulhados numa massa fina e bem estaladiça. Experimentem!
Ingredientes
Para os pasteis
- 1 embalagem de massa filó
- margarina derretida q.b
- açúcar em pó q.b
Para os ovos moles:
- 250 g de açúcar
- 2 dl de água
- 8 gemas de ovo
Preparação
Pastéis de Tentúgal
Fazer os Ovos moles: Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar para fazer uma calda transparente. Deixe-a arrefecer um pouco. Entretanto junte numa tigela as gemas que devem ser desfeitas sem bater. Por fim volte a levar o tacho com a calda a lume baixo e adicione-lhe as gemas mexendo energicamente até formar um creme grosso. Deite este creme numa tupperware e guarde no frigorífico.
Fazer os pasteis: Retire da embalagem duas folhas de massa filó. Coloque uma folha sobre a outra e corte em quatro partes iguais. Pegue numa dessas partes e separe uma folha. Pincele-a bem com margarina derretida. Sobreponha a outra folha e volte a pincelar por cima. Coloque uma colher de ovos moles numa das extremidades da massa e enrole-a. Depois dobre as pontas para cima.
Repita a operação até acabar os ingredientes.
Pincele um tabuleiro com margarina e disponha os pastéis nele. Leve a cozer, 170ºC por 15 minutos, (não deixe demasiado tempo no forno senão os ovos moles cozem demasiado e perdem a cremosidade, quando virem que a massa filo está ligeiramente corada retire do forno).
Deixar arrefecer um pouco e polvilhar com açúcar em pó depois é só deliciarem-se e saborearem esta delicia.
Bom apetite!
Leia também: receita de pastel de nata.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!