Categorias
Curiosidades

Conheça os benefícios dos espargos para a saúde

Gosta de espargos? Conhece os seus benefícios para a saúde? E qual é a sua sazonalidade? E sabia que há três cores? Conheça tudo isso…

Não é por acaso que o cardápio do Dia dos Namorados tem quase sempre como entrada um creme de espargos ou uma salada de espargos e cogumelos.

Há muito que os espargos são vistos como um alimentos afrodisíaco, que aumenta a libido e a intensidade das sensações. Mas este alimento pode trazer muito mais para a saúde.

Benefícios dos espargos

Originários da Ásia e cultivados desde a antiguidade, estes vegetais podem assumir três cores:

a cor verde: mais pequenos e menos suculentos. a cor branco: tenros e adocicados. a cor violeta: de sabor mais intenso.

Independentemente da sua origem, qualquer das variantes é pouco calórica e rica em vitaminas. Talvez por isso, a gastronomia alentejana os tenha recebido tão bem, e conseguido torná-los num ingrediente indispensável nas sopas e nas migas.

Mas há outras formas saborosas de os integrar numa refeição, em entradas, sopas, saladas ou sob a forma de souflé.

Apesar de a sua colheita estar prevista para os meses de Maio e Junho (estão na sua melhor qualidade em abril), tal não deve constituir um constrangimento para consumi-los todo o ano. A opção pode passar pelas sopas de espargos já confeccionadas ou, se os preferir ao natural, através das conservas.

Se isto o surpreende, os benefícios nutricionais que este alimento pode trazer para a saúde podem surpreendê-lo ainda mais.

Este vegetal é rico em vitamina B3, que tem um princípio vasodilatador dos vasos sanguíneos, sem calorias nem colesterol, também fornece ácido fólico, importante para a produção de células sanguíneas e essencial durante a gravidez. A ingestão de cinco espargos equivale à ingestão de 60 por cento do valor diário recomendado de ácido fólico (200 a 400 miligramas)? Esta vitamina é essencial na formação das células, na prevenção das doenças do fígado e, no caso das grávidas, essencial na prevenção de malformação congénita do sistema nervoso do bebé.

Alem disso, são ricos em vitamina A, um nutriente que protege os olhos, a pele e o sistema imunitário. Contêm ainda vitamina C, que ajuda a fortalecer as artérias e contribui para a formação do colagénio. Também são uma boa fonte de vitamina K, que contribui para a formação do osso e para a coagulação do sangue, podendo ajudar a reduzir o risco de diabetes.

Da família da classe Liliopsida, a sua composição nutricional potencia as suas propriedades diuréticas, actuando enquanto desintoxicante já que ajuda os rins na sua tarefa de eliminar os líquidos, uma arma natural no tratamento da obesidade. Por outro lado, previne também o aparecimento de pedras no rins. O consumo regular de espargos estimula o sistema imunitário, protegendo o organismo da acção dos radicais livres.

Entre os benefícios menos conhecidos, mas que já têm sido estudados, sugere-se que os espargos possam ajudar a curar a ressaca combatendo os seus sintomas, uma vez que a fibra vegetal e os seus flavonóides reduzem os danos no fígado provocados pelo álcool. E que podem ainda contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo, uma vez que há estudos que sugerem que os espargos cozidos podem ajudar a regular o sistema digestivo em pessoas que sofrem de colite ulcerosa. Os espargos podem ter uma ação prebiótica aumentando as bactérias boas no intestino.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *