Bacalhau à Gomes de Sá dourado, receita tradicional simples e rápida de fazer, muito saborosa, batata, cebola, ovo cozido, azeitonas e vai ao forno para dourar, uma delícia…
O Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita da cozinha tradicional portuguesa, tendo recebido o nome do seu criador, Gomes de Sá, este è um prato que é muito conhecido pelos portugueses e que está presente em muitos restaurantes. Experimentem!
Ingredientes
- 500 gramas de batatas
- 1 posta grande de bacalhau demolhado
- 3 ovos
- 1 cebola grande cortada ás meias luas
- 100 ml azeite
- 1 folha de louro
- salsa picada q.b.
- azeitonas pretas q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b.
Preparação
Bacalhau à Gomes de Sá dourado
Descasque as batatas, lave-as e corte-as em rodelas, leve-as a cozer em água temperada de sal até ficarem macias.
Leve os ovos a cozer também por uns 12 minutos, depois de cozidos coloque-os a arrefecer em água fria (assim desta forma descascam-se muito bem).
Faça o mesmo ao bacalhau e leve-o também a cozer por uns minutos, depois de cozido, retire-o da água, deixe amornar um pouco e retire as espinhas e as peles se não gostarem (eu pessoalmente não tiro todas as peles), desfaça-o em lascas, reserve.
Entretanto, corte a cebola em meias luas e pique o dente de alho.
Coloque o azeite numa frigideira junte o alho picado e a folha de louro, leve ao lume a alourar um pouco (não deixe queimar o alho).
Junte a cebola, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar ligeiramente até a cebola ficar translúcida, retire do lume.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra-as e coloque-as num tabuleiro que possa ir ao forno, por cima coloque o bacalhau que reservou.
Depois dos ovos estarem frios descasque-os e corte-os ás rodelas.
Disponha por cima do bacalhau a cebola, depois os ovos e as azeitonas. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 10 minutos, ou até a superfície ficar ligeiramente dourada.
Retire, e decore com salsa picada. Depois é só se deliciar com este maravilhoso prato bem tradicional e que é uma delícia.
Bom apetite!
SUGESTÃO: leia também a receita de bacalhau à Braga.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!
Um comentário a “Bacalhau à Gomes de Sá dourado”
Aconselho a não levar os ovos ao forno porque ficam como borracha é melhor colocar no fim de tirar do forno