Categorias
Curiosidades

Gergelim: confira as propriedades e benefícios para a saúde

Sabia que o gergelim, além de saboroso, é uma importante semente rica em nutrientes? E são diversas as formas de utilizá-lo nas receitas, conheça mais sobre esse alimento…

O gergelim é uma semente cultivada há mais de cinco mil anos, já era usado com mel na civilização egípcia como um aliado da beleza. Hoje, é muito comum utilizar o alimento para polvilhar pães, bolos, sopas, etc.

Os benefícios da gergelim para a saúde

O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma semente, proveniente de uma planta cujo nome científico é Sesamum indicum, é rica em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a promover a saúde do coração, é boa para os ossos, previne os efeitos da radiação e os sintomas da diabetes, comido regularmente pode ajudar a diminuir o colesterol alto e os triglicerídeos, entre outros benefícios.

Leia também: receita de pudim de manga e chia.

Propriedades nutricionais

Entre os principais benefícios deste alimento está o fato de ser poderoso para combater a prisão de ventre, graças ao alto teor de fibras que melhora o funcionamento do intestino. As fibras que compõem a semente de gergelim correspondem a 10% da sua composição e 20% da sua composição consiste em proteínas de alta qualidade, possui metionina, minerais essenciais e fitoesteróis. Para completar, este alimento ainda conta com uma combinação das vitaminas do complexo B e um importante ácido graxo conhecido como ácido oleico.

Pode encontrar sementes de gergelim preto, branco e marrom (quando há casca), mas, apesar das variações, o valor nutricional entre os diferentes tipos de semente de gergelim muda pouco.

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 10 g de gergelim:

Composição nutricional1 colher de sopa (10 g)
Valor energético56,7 kcal
Carboidrato2,60 g
Proteína1,69 g
Gordura4,8 g
Fibras1,7 g
Vitamina B10,12 mg
Vitamina B20,05 mg
Vitamina B30,55 mg
Vitamina B60,01 mg
Folatos9,6 mcg
Vitamina A0,3 mcg
Vitamina E0,02 mg
Colina2,56 mg
Cálcio13,1 mg
Ferro0,79 mg
Magnésio34,6 mg
Fósforo77,4 mg
Potássio40,6 mg
Zinco1,02 mg
Selênio3,44 mcg
Cobre0,15 mg
Fitoestrógenos8008 mcg

Como consumir e guardar

Não é difícil inserir o gergelim na dieta, especialmente por ser suave e não alterar o sabor de outros alimentos. Além de poder ser polvilhado em legumes salteados, vegetais cozidos no vapor, saladas, granolas, pães, bolos, biscoitos, iogurte, sucos, hommus (na forma de tahine, a pasta de gergelim). Embora seja um alimento versátil que permite diversas formas de consumo, a melhor maneira de consumi-lo é in natura, ou seja, integral e sem torrar. O alimento com casca ajuda a aumentar o movimento intestinal e ativa a circulação sanguínea na parede intestinal.

É indicado armazenar as sementes de gergelim em um recipiente hermético em local seco e sem exposição à luz. Isso irá garantir maior frescor, além de preservar os nutrientes e evitar a rancificação de óleo.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *