Categorias
Cozinha Portuguesa Peixe e Marisco

Bacalhau Albardado

Bacalhau Albardado, mais uma receita tradicional, da nossa gastronomia, há mil e uma receitas de bacalhau, mas este bacalhau frito molhado num polme é uma das mais simples…

Variar as refeições de todos os dias é uma tarefa que nem sempre é fácil, por isso aqui está mais uma ideia. Uma receita de um prato, que me traz boas memórias, pois minha mãezinha quando era viva fazia muitas vezes e era assim que eu conhecia a receita. Fica bem crocante e estaladiço por fora, e muito macio por dentro. Tem a vantagem de servir como petisco ou como refeição, desde que acompanhados com um bom arroz de tomate, ou de feijão malandrinho.

Com semelhanças às pataniscas de bacalhau, tem como principal diferença a forma de utilização do bacalhau. Enquanto nas pataniscas é utilizado o bacalhau desfiado, no bacalhau albardado retiro-lhe as espinhas e deixo em pedaços ou lascas grandes. Experimentem!



Ingredientes
  • 3 lombos de bacalhau demolhado
  • 4 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha T65
  • salsa picada a gosto
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
Preparação

Bacalhau Albardado

Depois de o bacalhau demolhado, retire a pele e as espinhas, (eu só retiro as espinhas, gosto da pele), corte-o em pequenos filetes mas grossinhos.

Seque bem os bocados de bacalhau, com um pano de cozinha ou mesmo papel de cozinha e reserve-os um pouco.

Numa taça coloque os ovos, junte a farinha, tempere com sal (tenha em atenção ao bacalhau que pode ainda estar salgado), a pimenta e a salsa, mexa tudo muito bem até ficar bem homogéneo. A massa, não deve ficar muito líquida.

Entretanto leve uma frigideira ao lume com óleo q.b., para ir aquecendo.

Depois de bem quente passe os bocados de bacalhau pelo polme, escorra devidamente, deixe fritar uns 4 minutos de cada lado até que fique crocante e dourado a gosto.

Retiram-se para um prato com papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Coloque-os numa travessa e leve á mesa decorado a gosto fica muito bem com gomos de limão mas não tinha em casa no momento.

Agora é só de deliciar com este delicioso bacalhau que fica muito bom, acompanhei com arroz de tomate e pimentos mas pode ser outro acompanhamento a seu gosto.

Bom apetite!

Leia também: receita de bacalhau no forno com batata a murro.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!