Categorias
Curiosidades

A gelatina – como é feita e seus benefícios

A gelatina é um ingrediente muito utilizado na culinária e pode ser facilmente encontrada nos mercados, nas versões com e sem sabor, em pó ou em folhas. Mas você sabe como é feita? De onde surge esse produto tão consumido?

A gelatina é uma combinação de proteínas e péptidos, constituídas por cadeias de aminoácidos, tornando-se assim uma excelente fonte de aminoácidos essenciais para uma variedade de processos corporais. É derivada do colagénio e obtida a partir de tecidos fibrosos de origem animal. O colagénio é uma forte proteína fibrosa que forma uma matriz flexível, sendo o maior componente estrutural do tecido conjuntivo, presente na pele, unhas, cabelo, articulações, cartilagens e tendões.

Composição nutricional: É uma excelente fonte de proteínas e contém ainda algumas vitaminas e minerais, incluindo o cobre e o selénio. 99% do peso seco da gelatina é constituído por proteínas, sendo assim uma importante fonte destes nutrientes para o nosso corpo.

A gelatina na alimentação: É usada na preparação de vários alimentos e substâncias gelatinosas, incluindo geleias, gelados, iogurtes, gomas, marshmallows e algumas sobremesas de gelatina. Pode também encontrar-se em suplementos alimentares, na forma concentrada, para se obterem todos os seus benefícios.

DICA: aprenda a hidratar e derreter folhas de gelatina para usar em receitas.

Aplicações não alimentares: É usada na fotografia, em produtos farmacêuticos e em cosméticos.

Benefícios do consumo de gelatina

Manutenção da pele, cabelo e unhas saudáveis: Os suplementos à base desse produto são muito comuns para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.

Manutenção de ossos normais: O seu consumo é por vezes utilizado como uma alternativa ou complemento na defesa contra a osteoporose. A gelatina é fonte de colagénio e esta proteína encontra-se presente no osso, cartilagem e tendões.

Firmeza dos tecidos: A gelatina é basicamente colagénio, sendo este um dos elementos mais importantes na nossa pele, para manter a elasticidade e a tensão entre as células dérmicas. Ao aumentar a quantidade de colagénio no seu organismo, através do consumo desse produto, poderá contribuir para manter a pele firme.

Manutenção da massa muscular: É uma fonte de aminoácidos e contribui para a manutenção da massa muscular.

SUGESTÃO: Agora que tal aprender uma receita simples e deliciosa com esse ingrediente? Veja como fazer uma sobremesa de gelatina recheada.