Receita de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia, um prato típico da gastronomia portuguesa, particularmente da do norte de Portugal, uma receita para saborear e para guardar…
Receita original batizada com o nome do seu criador e é uma das iguarias mais apreciadas de entre os petiscos com bacalhau. O seu sabor único faz do Bacalhau à Zé do Pipo é um prato que, embora com origem no Porto, é replicado um pouco por todas as cidades de norte a sul de Portugal. Receita fácil e fantástica, ideal para encantar a família.
Ingredientes
- 2 postas grandes Bacalhau demolhado
- 3 Cebolas medias
- 3 dentes de Alho
- 1 folha de Louro
- Azeitonas Pretas Descaroçadas q.b.
- Sal e Pimenta q.b.
Para o Puré:
- 800 gr Batatas
- 300 ml Leite
- 2 colheres sopa Manteiga
- sal, pimenta e noz moscada q.b.
Para a Maionese (cerca de 350g):
- 2 Ovos tamanho M
- 2 dentes de Alho
- 1 colher sopa sumo Agua
- 1 colher sopa sumo Limão
- 150 ml Óleo
- 150 ml Azeite
- qb Sal e Pimenta
Preparação
Bacalhau à Zé do Pipo
O bacalhau: Seque bem as postas de bacalhau, passe-as por farinha e frite-as no azeite quente, de ambos os lados, até que fiquem douradinhas, reserve. Em alternativa, se preferir, coza as postas de bacalhau em leite, depois de cozido, escorra e reserve o bacalhau e o leite da cozedura.
A cebolada: À parte cozinhe as cebolas em azeite cortadas em meias luas ou às rodelas. Acrescente os 3 dentes de alho picados grosseiramente, sal, 1 folha de louro, pimenta, e o leite, se tiver, use o da cozedura do bacalhau.
O puré: Coloque as batatas aos cubos numa panela com água temperada com sal e leve ao lume até estarem cozidas (cerca de 20 minutos). Passe as batatas pelo passe-vite e acrescente o leite, a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto, misture bem, se necessário leve novamente ao lume, mexendo sempre. Reserve.
A maionese: Faça a maionese como indicado na nossa receita de maionese caseira, o método é o mesmo só varia as quantidades. Em alternativa, se preferir, utilize maionese de compra.
Por fim, ligue o forno a 200ºC. Coloque parte da cebolada numa assadeira de barro, ou outra, disponha por cima as postas de bacalhau, espalhe a restante cebolada sobre as postas de bacalhau e cubra tudo com uma boa canada de maionese. Disponha o puré de batata à volta das postas de bacalhau auxiliando-se de um saco de pasteleiro munido de um bico canelado ou, em alternativa, disponha-o com a ajuda de uma colher. Leve ao forno até ficar douradinho (cerca de 15 minutos).
Sirva enfeitado com azeitonas e delicie-se com este Bacalhau à Zé do Pipo que irá deixar toda a gente com água na boca.
Leia também: receita de bacalhau com chouriço e arroz no forno.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!