Categorias

Maionese caseira

Simples ou condimentada, a maionese caseira é uma receita muito fácil e rápida de fazer, preparada com azeite, fica muito cremosa, saudável e intensa…

É um ótimo acompanhamento para os mais variados pratos. A maionese caseira simples não tem grandes segredos, o ovo e o óleo ou azeite são as maiores estrelas da receita. No entanto, dá para fazer maionese caseira com leite, sem utilizar ovos.

Se usar azeite vai ter uma maionese com um sabor mais forte a azeite, para uma maionese mais clássica use um óleo sem sabor. O também pode fazer toda a diferença. Se gosta da maionese mais condimentada, adicione mostarda e pimenta. Para paladares mais texturados e intensos, experimente adicionar alho e ervas frescas ou secas para fazer variações.



Ingredientes
  • 1 ovo médio
  • 1 colher de sopa sumo de limão
  • 1 colher de chá de vinagre de vinho
  • 1 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 150 ml de óleo/azeite
  • Sal e pimenta q.b.
Preparação

Maionese caseira

Num recipiente junte o ovo inteiro, a mostarda, a água, o sumo do limão e o vinagre (o ovo deve ser o mais fresco possível e todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente). Tempere com sal e pimenta, se necessário, retifique posteriormente os temperos;

Com a ajuda da varinha mágica, misture, acrescentando o óleo/azeite aos pouquinhos até que a maionese atinja uma consistência cremosa. A quantidade de óleo/azeite vai depender do tamanho do ovo, pode ser necessário até 150/200 ml por ovo.

Preferivelmente, esta maionese deve ser consumida no mesmo dia. Mas, pode conservar-la num recipiente de vidro bem fechado que deve ser mantida no frigorífico (ver nota).

Deste modo conseguimos uma maionese caseira, saudável e de sabor intenso, perfeita para servir com um hambúrguer ou para temperar uma salada.

Bom apetite!

NOTA: depois de preparada, esta maionese caseira deve ser mantida no frigorífico no máximo três dias num frasco de vidro com tampa, como ela contém ovos crus, não é recomendado mantê-la armazenada por mais tempo.