Categorias
Curiosidades

Os benefícios da noz para o coração e para os intestinos

Tudo aquilo que come pode afetar a sua saúde intestinal e o coração, conheça os benefícios da noz na sua alimentação…

Ao longo da sua história, as nozes têm sido reconhecidas pelas suas propriedades medicinais. Na verdade, ao incluir nozes na sua dieta estará imediatamente a contribuir para a prevenção das doenças cardiovasculares e degenerativas.

Como escolher a noz

Se preferir nozes com casca escolha as que estiverem intactas e sem manchas e prefira sempre as mais pesadas que indicam nozes mais suculentas. Se as quiser já descascadas prefira comprá-las numa loja que garanta uma boa rotatividade do produto e escolha as que estiverem intactas, sem manchas ou sinais de humidade.

Duram muito tempo – cerca de um ano – na casca e alguns meses descascadas se estiverem guardadas num lugar fresco, seco e ao abrigo da luz.

A noz tem pouco potencial alérgico mas os indivíduos suscetíveis devem evitar a sua ingestão.

Principais benefícios da noz

A equipa de investigadores norte-americanos observou 42 indivíduos que sofriam de excesso de peso ou de obesidade, entre os 30 e 65 anos. Previamente ao estudo, os participantes foram todos submetidos a uma dieta considerada ‘normal’ (na qual 12% das calorias diárias provinham de gordura saturada), por um período de duas semanas.

Ao incorporar nozes na sua alimentação como snacks entre as principais refeições, estará a contribuir para uma descida substancial nos níveis de colesterol e de bactérias intestinais que aumentam o risco incidência de patologias do coração.

Sim, segundo alguns investigadores comer nozes inteiras todos os dias reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial.

Mais ainda, o fruto seco é rico em fibras, o que afeta positivamente as bactérias dos intestinos. Além disso, gorduras insaturadas, como ómega-3, podem contribuir para microbiotas favoráveis do órgão. O que por sua vez também contribui para reduzir a pressão arterial, contrariando novamente o risco de doenças coronárias.

SUGESTÃO: receita de um bolo de maçã com nozes, saudável e delicioso.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de noz.

Composição nutricional Miolo de noz
Energia (kcal)689
Água (g)4,9
Proteínas (g)16,7
Lípidos (g)67,5
Polinsaturados (g)47,0
Monoinsaturados (g)15,0
Hidratos de Carbono (g)3,6
Fibra (g)5,2
Vitamina B6 (mg)0,67
Fósforo (mg)288
Potássio (mg)500
Magnésio (mg)160
Zinco (mg)2,7

A noz pode ser consumido às refeições ou como snack. Acrescente este excelente alimento às suas saladas, ao leite, ao iogurte, por exemplo.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!