Categorias
Curiosidades

Alho-francês, benefícios e propriedades

O alho-francês tem um sabor muito agradável e o seu valor nutricional é simplesmente excelente, conheça alguns benefícios e propriedades deste legume…

O alho-francês é um vegetal que pertence à mesma família das cebolas e dos alhos, que em vez de formar um bolbo arredondado, como a cebola, o ele produz uma sucessão cilíndrica de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea.

Subdivide-se duas variedades, alho francês de inverno e de verão. As variedades de verão são geralmente de menor porte e têm um sabor menos intenso que as variedades de inverno. O alho francês é um vegetal importante em muitas cozinhas europeias e é cultivado em muitos países europeus.

Benefícios e propriedades do alho-francês

São vários os benefícios que este alimento nos traz:

Inibe o crescimento de bactérias, é anti-inflamatório, melhora o sistema imunitário, ajuda à prevenção e controle da diabetes, ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares permite um maior controlo do peso, melhora os sintomas de artrite reumatóide, ajuda a eliminar o Ácido Úrico, é diurético, atenua os sintomas da bronquite, alivia os sintomas de sinusite e ajuda também a acabar com a prisão de ventre.

Por ter uma quantidade de calorias muito baixa, o alho francês pode ser utilizado em dietas.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de alho-francês crú:

Composição nutricionalValor
Calorias26 kcal
Água91 g
Proteínas1,8 g
Lípidos0,3 g
Hidratos de Carbono2,9 g
Fibra2,4 g
Vitamina B60,48 mg
Vitamina C20 mg
Folatos87 µg
Ferro1 mg

Qual a melhor forma de consumir e conservar?

O alho francês é rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e carotenoides e deve ser consumido o mais cru possível para que conserve as suas características naturais. A parte branca do alho francês é a predileta dos cozinheiros, compondo sopas, guisados, gratinados e tartes, no entanto, as folhas verdes não devem ser desperdiçadas, podendo aplicar-se na confeção de sopas.

Aquando da compra, o alho francês deve apresentar-se firme, com folhas verde-escuras na parte superior e a parte inferior branca e esta não deve apresentar rachas nem estar amachucada.

Este legume está disponível durante todo o ano, embora exista em maior quantidade durante a primavera. Sendo que, fresco deve ser conservado no frigorífico, onde se manterá fresco por entre uma a duas semanas. Podendo ser congelado depois de branqueado, por dois a três minutos, embora vá perdendo alguns dos seus gostos e qualidades desejáveis de textura, pode ser mantido no congelador durante cerca de 3 meses.

Leia também: receita quiche Lorraine com alho francês e bacon.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *