Categorias
Bolos e Doces

Pudim de ovos caseiro

Pudim de ovos caseiro, prepare facilmente esta tradicional sobremesa e deixe-se surpreender pela textura aveludada e pelo sabor delicioso…

O pudim de ovos é uma daquelas sobremesas clássicas a que poucos resistem, usualmente presente na maioria das mesas de muitas famílias portuguesas. Uma sobremesa que nos deixa sempre com vontade de comer mais e mais.

Apenas vai precisar de 4 ingredientes para fazer este pudim de ovos caseiro, a preparação é rápida e o banho-maria é feito no forno. Experimente!



Ingredientes
  • Para o pudim:
  • 10 ovos
  • 450 g de açúcar branco
  • ½ litro de leite gordo
  • 10 g de açúcar baunilhado
  • Para o caramelo:
  • 120 g de açúcar branco
  • 60 ml de água
Preparação

Pudim de ovos caseiro

Comece por preparar o caramelo: coloque a água e o açúcar num tacho e leve ao lume, sem mexer. Deixe o açúcar derreter, ele vai passar por vários pontos até ficar um caramelo dourado, nessa altura retire do lume. Forre uma forma de pudim com o caramelo ainda quente e reserve.

Ligue o seu forno a 170°C, para ir aquecendo enquanto prepara o a massa do pudim.

Misture bem os ovos com o açúcar branco, o açúcar baunilhado (pode usar 1 colher de chá de extrato de baunilha e mais 2 colheres de sopa de açúcar branco), depois junte o leite e mexa bem com uma vara de arames. Coe o preparado por um coador e deixe descansar por alguns minutos.

Despeje a massa do pudim na forma, tape a forma com 2 folhas de papel de cozinha e a respectiva tampa. Leve depois ao forno para assar em banho-maria durante cerca de 1 hora e 30 minutos. Faça o teste do palito para ver se está bem assado.

Nota: a água do banho-maria deve ser quente, para não baixar a temperatura do forno.

Retire a forma do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar o pudim.

Este pudim é ainda mais delicioso fresco, pelo que deve ser feito de véspera.

Bom apetite!

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.