Categorias
Carne Cozinha Portuguesa

Alheira grelhada com batatas e grelos salteados

Alheira grelhada com batatas e grelos salteados, uma boa sugestão para consumir este enchido tradicional na culinária portuguesa que faz as delícias de muitos almoços e jantares…

As alheiras de Mirandela são as mais famosas, mas por toda a Beira-Alta e Trás-os-Montes fazem-se alheiras de excelente qualidade, e de modo tradicional. Também existem inúmeras formas diferentes de as confeccionar, na região norte esta iguaria de origem histórica é consumidas grelhada na brasa ou chapa e acompanhada de batatas cozidas e grelos.



Ingredientes
  • 3 alheiras
  • 600 g de batatas
  • 400 g de grelos
  • 3 ovos M
  • 2 dentes de alho
  • 2 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa vinagre de cidra
  • sal e pimenta q.b.
Preparação

Alheira grelhada com batatas e grelos salteados

Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave e coza-as em água temperada de sal durante aproximadamente 20 minutos.

DICA: Pode cozer a batata com pele, que demorará mais a cozer, mas irá conservar melhor as propriedades da batata.

Arranje os grelos tirando os talos mais grossos, corte e lave-os bem. Depois, escalde os grelos em água a ferver para que cozinhem mais rápido e fiquem mais tenros.

Pique as alheiras algumas vezes com um garfo de ambos os lados e coloque-as em uma frigideira em fogo médio com meia colher de azeite. Tenha em conta que durante a confecção, o enchido irá libertar a sua gordura, grelhando nela própria. Vá virando a alheira para grelhar de ambos os lados sem deixar queimar.

Entretanto, noutra frigideira aqueça o restante azeite, junte os alhos esmagados e frite-os até dourarem. Retire os alhos e reserve o azeite. De seguida, escorra bem os grelos e junte-os ao azeite aromatizado. Tempere com o vinagre, sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar até estarem bem tenros.

Sirva a alheira quente com as batata, o ovo e os grelos salteados, regando as batatas com azeite a gosto.

Bom apetite!

Leia também: receita de alheira assada no forno.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!