Categorias
Curiosidades

Aprenda a cozinhar arroz da forma perfeita

Acha que é fácil cozer o arroz e mesmo assim ele nunca lhe sai bem como quer? Não culpe a panela ou o fogão! Aprenda a cozinhar arroz da forma perfeita…

No que toca ao arroz a definição de perfeito pode variar. Há quem goste do arroz bem solto, onde se consegue separar cada grão mas também há quem o prefira mais mole e como uma massa compacta. E, tais resultados podem ser controladas escolhendo bem o tipo de arroz, deixando-o ou não de molho, ou pela quantidade de água utilizada e o tempo de cozedura.

O El Confidencial destaca que há três técnicas possíveis:

1- Coloque as quantidades corretas de água e arroz numa panela (usaro dobro da água para cada medida de arroz). Tape e deixe a água ferver por dois ou três minutos. Desligue o fogão e, sem abrir a tampa, deixe o arroz ficar na panela a acabar de cozer só com o vapor por 15 minutos.

2- Cozinhe o arroz como massa: com medidas proporcionais de água a ferver, leve o arroz a cozer e remova-o passados seis a 10 minutos. Verta-o sobre um escorredor ou peneira e volte a pô-lo na panela. Tape a panela novamente, com o fogão desligado, e deixe o arroz ficar de três a cinco minutos. Não é um bom método para arroz empapado.

3- Ao forno, num pote ou numa panela barrada com um pouco de azeite e com as quantidades corretas de arroz e água. Tape e coloque no forno, pré-aquecido durante uma hora a uma temperatura de 180 graus.

De destacar que muitos especialistas alertam para o quão importante é ter uma tampa adequada, que se encaixe bem com a panela, de modo a que não se evapore mais água do que a mais água do que é necessário. A tampa deve ser transparente, de forma a conseguir controlar a cozedura em todos os tempos, sem ter que levantá-la.

Por outro lado quiser preparar o arroz ter sempre perfeito e quase sem trabalho, o melhor é mesmo investir numa panela de arroz elétrica ou para micro-ondas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *