Categorias
Curiosidades

Dieta detox é uma moda perigosa e ineficaz

Segundo um estudo a Dieta detox é uma moda ‘perigosa e ineficaz’. De acordo com os especialistas envolvidos esta não passa de é mito…

Segundo os médicos do Hospital Milton Keynes, em Inglaterra, estas soluções alternativas usadas para limpar o “lixo tóxico” do corpo acumulado após comer em excesso são “perigosas e ineficazes”.

Com a promessa de eliminar peso, fortalecer os cabelos, unha, favorecer a digestão e ainda estimular o sistema imunológico, as dietas de desintoxicação (Dieta Detox) estão cada vez mais na moda. No entanto, o seu resultado nem sempre é benéfico.

Os investigadores referem que recentemente uma mulher de 47 anos de idade foi hospitalizada inconsciente depois de sofrer um ataque epilético causado ao ingerir um sumo detox. Tinha bebido um “cocktail” à base de plantas com chá verde, verbena, raiz de valeriana e glutamina. Os especialistas afirmam que os níveis de sódio da paciente foram reduzidos. “É preciso ter em mente os riscos drásticos que essas dietas podem causar”, argumentam.

A desintoxicação não é necessariamente saudável e não tem nenhuma base científica. Além disso, os produtos naturais também podem causar “efeitos colaterais”. De acordo com o mesmo estudo, “a própria ideia de desintoxicação é um absurdo. Não há de facto pílulas, bebidas, loções milagrosas que o fazem. O corpo tem um sistema que purifica e remove toxinas”.

Órgãos como os intestinos, fígado e rins purificam completamente o álcool, drogas, bactérias, produtos químicos. “As dietas de desintoxicação (Dieta Detox) são mais um mito comercial do que uma realidade nutricional. Muitas delas são promessas exageradas não baseadas em evidências científicas e os benefícios são de curta duração”, ressalta o estudo.

Os especialistas completam dizendo que “É melhor ter uma dieta saudável e variada, com um estilo de vida ativo, ao invés de passar por uma dieta de limpeza”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *