Categorias
Cozinha Portuguesa

Aletria tradicional portuguesa

Aletria tradicional portuguesa, receita de um doce tradicional que se associa à época natalícia, presente na maioria das mesas dos portugueses na ceia de Natal…

Receita deliciosa das nossas avós, muito fácil de fazer e fica uma perdição, bem cremosa e saborosa. A receita deste doce varia muito de região para região, alguns locais do país acrescenta-se mais gemas, noutras regiões é mais cremosa, outras é mais consistente e corta-se ás fatias, que é como nós gostamos cá em casa. Em qualquer das formas é uma sobremesa deliciosa, com aquele sabor tradicional como deve ser. Experimentem!



Ingredientes
  • 150 gramas de aletria
  • 150 gramas de açucar
  • 50 gramas de manteiga
  • 350 ml de leite
  • 600 ml de água
  • 4 gemas
  • 1 casca de limão
  • canela em pó q.b.
Preparação

Aletria tradicional portuguesa

Coloque a água no tacho juntamente com a casca de limão e a pitada de sal, e leve a ferver um pouco para ganhar o sabor da canela e da casca do limão.

Quando ferver, adicione a aletria partida mexa e deixe cozer um pouco, até a água desaparecer um pouco.

Entretanto aqueça o leite. Antes de colocar o leite costumo tirar o pau de canela e a casca do limão.

Depois do leite aquecer deite na aletria aos poucos e deixe ferver por 1 minuto.

Adicione o açúcar, e deixe ferver até o açúcar se diluir, e acabar de cozer, por uns 4 minutos, eu não gosto dela muito cozida por isso a cozedura vai do gosto de cada um.

Enquanto a aletria coze parta as gemas para uma taça, (eu retiro também a película das gemas veja no vídeo), retire um pouco da calda de cozer e misture nas gemas, mexa bem (para dar uma quebra de temperatura para que ao coloca-las direto elas não cozam).

Estando cozida a seu gosto, desligue o lume e junte as gemas batidas e misturadas com a calda, mexa bem e leve ao lume só até levantar fervura, desligue o lume.

Agora é só colocar numa taça ou se quiserem podem também colocar em pratos individuais, e decorar com a canela em pó a gosto.

Deixe arrefecer e é só saborear esta sobremesa deliciosa e bem portuguesa, fria ou morna, vai do gosto de cada um, porque é maravilhosa de qualquer das maneiras.

Bom apetite!

Leia também: receita de aletria de chocolate.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!