Categorias
Cozinha Portuguesa

Aletria à moda da minha mãe

Aletria à moda da minha mãe, veja com preparar facilmente esta sobremesa tão conhecida e consumida pelos portugueses um pouco por todo o nosso país…

É um doce feito de norte a sul de Portugal, sobretudo na época natalícia, sendo tradição de norte do país. Como homenagem à minha mãe trago a receita de aletria tal como a minha mãe a fazia o que me traz boas memórias. A minha mãe gostava dela firme, mas cremosa, como podem ver na foto.

Esta receita de Aletria é super simples leva poucos ingredientes e todos muito fáceis, de encontrar na sua despensa. Existem várias variantes de Aletria, com ou sem ovos, com ou sem leite, existe a versão mais cremosa de comer à colher e uma versão mais consistente que é servida à fatia e podendo-se comer à mão e todas são polvilhadas com canela em pó. Experimentem!



Ingredientes
  • 600 ml água
  • 1 pau de canela grande
  • 3 cascas de limão (só a parte amarela)
  • 180 g açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 160 g de aletria
  • 4 gemas
  • canela em pó q.b.
Preparação

Aletria á moda da minha mãe

Coloque ao lume um tacho com a água, o açúcar, o pau de canela a casca de limão, uma combinação que cheira mesmo a Natal, deixe ferver até dissolver o açúcar.

Coloque também uma pitada de sal, parta um pouco a aletria com as mãos.

Quando estiver a água a ferver e o açúcar dissolvido junte a aletria mexa um pouco e deixe cozer, por uns 5 minutos (eu gosto dela não muito cozida, por isso para mim é o suficiente).

Enquanto coze separe as gemas das claras e retire a película das gemas, se não se importar com o cheiro do ovo, não precisa de retirar.

Com a aletria cozida a gosto, retire 3 colheres da água de cozer-la e deite em cima dos ovos mexa bem, isto é por causa do choque térmico ao colocar na aletria para os ovos não cozerem.

Desligue o lume retire o pau de canela e as casquinhas de limão e coloque os ovos mexa rápido, ligue o lume e deixe cozinhar por uns 2 minutos.

Retire do lume deite a aletria numa travessa e deixe arrefecer um pouco.

Decore com canela em pó a gosto.

Agora é só partir e servir um bom bocado desta deliciosa sobremesa de Natal.

Bom Apetite!

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!