Categorias
Curiosidades

Quer seja de origem animal ou vegetal a proteína fortalece os músculos

Estudo revela que o consumo de proteína é fundamental para a construção de massa muscular, e não se importa se é proteína de origem animal ou vegetal…

O consumo de proteína, seja de origem animal ou vegetal, contribui diretamente para o ganho de massa muscular. Uma recente investigação diz que as dietas ricas neste macronutriente ajudam as pessoas a manter os músculos fortes e tonificados com o avançar dos anos.

Noticiado pela Reuters, o estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, salienta que a origem da proteína – se carne, peixe, cereais, frutos secos, leguminosas, soja e derivados etc. – em nada interfere com o poder que exerce nos músculos, sendo a dose diária recomendada de 0,8 gramas por cada quilo de massa corporal.

Para o estudo, que foi publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition, foram analisados os questionários sobre hábitos alimentares de 2,986 pessoas com idades compreendidas entre os 19 e os 72 anos, sendo que 82% estavam a receber a dose diária recomendada de proteína.

Depois de cruzarem os dados obtidos, os investigadores notaram uma forte relação entre o elevado consumo de proteína e a boa saúde muscular, contudo, não foi possível verificar o mesmo impacto na densidade óssea.

Diz a Reuters que foi possível ainda concluir que quanto maior for o consumo de proteína, mais fortes e tonificados eram os músculos. Porém, embora a força muscular fosse maior nos participantes que consumiam 1,8 gramas por cada quilo de peso corporal, os investigadores salientam que as pessoas devem manter a recomendação inicial, uma vez que o impacto do consumo elevado de proteína varia de pessoa para pessoa e, por isso, deve ser feito sempre um acompanhamento nutricional que tenha em conta não só a saúde da pessoa, como também o seu nível de atividade física.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *