Quer reduzir o colesterol? Quer esteja ou não a tomar medicação para controlar os níveis de colesterol, há alimentos que podem ajudá-lo nesta tarefa…
O colesterol tem muito má fama, no entanto este lípido é fundamental para o organismo, pois cria uma membrana plasmática que regula a entrada e saída de substâncias nas células. Além disso é imprescindível para a formação de tecido nervoso e da bílis e para o funcionamento do cérebro, uma vez que faz parte das conexões sináticas entre neurões.
O problema é o excesso de colesterol, sobretudo quando nos referimos ao colesterol mau, que se acumula nas paredes das artérias formando uma placa que dificulta a circulação do sangue e que pode provocar graves problemas cardiovasculares.
Alimentos podem ajudar reduzir o colesterol
Recentemente o «El Confidencial» destacou cinco alimentos que ajudam a baixar os níveis de colesterol:
Legumes e leguminosas – Estudo revela que a ingestão diária de 130 gramas de legumes ou leguminosas consegue reduzir em 5% os níveis de colesterol mau em pessoas que tinham níveis altos.
Esteróis vegetais e margarinas – Como apresentam uma estrutura química semelhantes à do colesterol bom, os esteróis vegetais são adicionados a alimentos como margarinas, massas ou leite. Dois gramas de esteróis vegetais podem ajudar a baixar o colesterol mau em 8 e 10%.
Azeite – Os efeitos benéficos do azeite já são vastamente conhecidos e vários estudos concluem que seguir uma dieta mediterrânica rica em azeite virgem extra diminui em 30% o risco de sofrer de ataques cardíaco em comparação com fazer uma dieta pobre em gorduras.
Frutos secos – Ricos em gordura monoinsaturada, os frutos secos, especialmente as nozes, são conhecidos por ajudarem a reduzir os níveis altos de colesterol. Comer 67 gramas de nozes todos os dias reduz o total de colesterol no sangue em 5,1%, sendo que o colesterol mau pode baixar em até 7,4%.
Beringela – Um estudo recente realizado com animais comprovou que beber água de beringela ajuda a reduzir o colesterol mau em 4 a 7%.
Leia também: as cinco melhores sementes para um coração saudável.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!