Natural, magro, light ou grego. Ao pequeno-almoço, ao lanche ou como sobremesa, o iogurte é uma boa opção para manter uma dieta saudável, mas qual é o tipo de iogurte mais saudável?…
Existem diversas variedades de iogurte à venda e daí podem surgir dúvidas das diferenças entre eles e qual o melhor para cada organismo. Sendo que a principal diferença entre os tipos de iogurte é o processamento realizado no seu fabrico.
SUGESTÃO: veja como fazer uma tarte mousse de iogurte e morango ou um delicioso bolo de iogurte grego com maçã e nozes.
Entenda como são feitos os tipos de iogurte:
Iogurte natural ou integral: O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem qualquer alteração na sua composição.
Iogurte magro: No magro há uma redução de gorduras, assim como no leite magro, sendo o seu consumo indicado sobretudo para quem deseja emagrecer ou para aqueles que sofram de colesterol alto.
Iogurte light: O iogurte light apresentam uma redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, hidratos de carbono, lípidos e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original.
Iogurte grego: Este tipo de iogurte caracteriza-se por uma textura mais cremosa que o iogurte comum, um sabor mais leve e menos ácido, já que no seu processamento, o soro do leite é removido. Em algumas versões são acrescentadas fruta, chocolate e açúcar, tornando-o mais calórico.
Segundo alguns nutricionistas, o iogurte grego pode ser consumido a qualquer hora do dia com diferentes acompanhamentos, normalmente, os cremes de frutas são preparados com creme de leite, leite condensado e iogurte, o que aumenta o valor calórico. O creme de frutas, quando preparado com o iogurte grego tradicional ou o caseiro, valoriza todos os benefícios do alimento e torna-se uma opção mais saudável.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!