As papas de sarrabulho são um prato típico da culinária portuguesa, sendo oriundas da região do Minho, no norte de Portugal…
As papas de sarrabulho são apenas confecionadas no inverno, uma vez que é nessa altura que se realiza a matança do porco aproveitando-se todas as carnes e sangue para a sua confeção. Para além disso, constituem um prato bastante forte, mais apetecível no tempo frio do Inverno.
As papas são servidas como sopa ou como acompanhamento dos rojões à moda do Minho. Como originalmente são da região Minho, devem ser acompanhadas com um vinho verde tinto.
Ingredientes
- Miúdos de porco (coração e fígado) – 200 gr
- Entrecosto de porco (costela) – 200 gr
- Frango (perna ou peito) – 1
- Carne de vaca – 200 gr
- Presunto gordo – 200 gr
- Salpicão – 1
- Farinha de milho – 200 gr
- Sangue de porco cozido – 100 g
- Limão (sumo) – ½
- Água, sal e pimenta – q.b.
- Cominhos – q.b.
Preparação
Papas de sarrabulho (Minho)
Cozer as carnes: Introduza todas as carnes numa panela e cubra com água, tempere com sal e deixam-se cozer. Depois de cozidas, retire e desfie as carnes (coração, fígado e enchidos corte em bocadinhos pequenos). Coe o caldo e reserve;
Cozer as papas: Junta-se ao caldo a farinha, apenas a farinha necessária para as papas ficarem grossas a seu gosto. Junte depois o sangue (previamente desfeito num pouco de água com a varinha mágica), as carnes previamente desfiadas, retifique o sal, junte o sumo de limão e tempere com pimenta e cominhos. Leve de novo ao lume e deixe a farinha cozer mais um pouco, mexendo sempre;
Sirva as papas em tigelas e bem quentes, polvilhadas com mais cominhos;
Bom apetite!
SUGESTÃO: veja como fazer outro prato tipico, uns rojões à moda do porto.