Categorias
Curiosidades

Alimentos que têm mais vitamina C que a laranja

O consumo de alimentos ricos em vitamina C é muito benéfico para a saúde, conheça vários alimentos são mais ricos nessa vitamina que o alimento mais associado à mesma, a laranja…

Uma dieta equilibrada e variada geralmente é suficiente para satisfazermos as necessidades dessa vitamina do nosso organismo.

Benefícios da vitamina C

Antes de mais, é importante contextualizar e compreender como o consumo de alimentos ricos em vitamina C (também denominada ácido ascórbico) pode ser vantajoso para o nosso organismo, por oferecer benefícios como:

  • Resistência dos ossos e dos dentes;
  • Promoção da firmeza e elasticidade dos tecidos, como a pele, os músculos e as paredes das veias e artérias;
  • Reforço do sistema imunitário;
  • Melhoria do processo de cicatrização;
  • Controlo da pressão arterial;
  • Auxílio na absorção do ferro;
  • Prevenção de vários tipos de cancro.

A dose diária recomendada dessa vitamina para mulheres adultas saudáveis equivale a cerca de 75 mg, enquanto que para homens adultos saudáveis cerca de 90 mg. No entanto, são valores que poderão necessitar de ser ajustados perante a presença de algumas patologias ou para outras fases do ciclo de vida.

A laranja é o alimento mais associado à vitamina C, tão importante para a saúde. Mas, na verdade, há muitos outros alimentos que fornecem uma maior quantidade dessa vitamina. Sendo as frutas e vegetais as melhores fontes dessa vitamina.

SUGESTÃO: veja como fazer uma deliciosa torta de laranja ou um caldo verde sem Batata, com couve portuguesa que é rica em vitamina C, mas, este legume também é rico em fibra, vitamina A e ácido fólico, nutrientes igualmente indispensáveis para o organismo.

O pimento é o alimento que lidera

Pimento cru: pode oferecer-nos 90 mg de vitamina C por 100 g de pimento em comparação com os cerca de 53,2 mg de ácido ascórbico presentes em 100 g de laranja.

Kiwi: 100g desta fruta fornece cerca de 72 mg desta vitamina.

Papaia: por 100 g esta fruta nutritiva oferece cerca de 68 mg de vitamina C. Esta fruta nutritiva e com reduzido valor energético (cerca de 39 kcal por 100 g de fruta) é uma excelente alternativa para incluir em qualquer refeição.

Couve-de-bruxelas: ao consumir 100 g deste alimento cozido pode contar com cerca de 60 mg desta vitamina.

Couve portuguesa: 100 g deste alimento podem fornecer cerca de 58 mg de vitamina C. Um ingrediente que pode facilmente acrescentar nas suas sopas.

Couve roxa: um legume que pode ser consumido em cru e fornece uma quantidade de vitamina C mais aproximada à laranja. 100 g de couve roxa fornecem cerca de 57 g desta vitamina.

Laranja: A laranja é o alimento mais associado à vitamina C. 100 g dessa fruta fornecem cerca de 53,2 g desta vitamina.

SUGESTÃO: veja como fazer um delicioso bacalhau assado na brasa com batatas e pimentos ou um creme de citrinos, uma delícia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *