Categorias
Curiosidades

Polvo: pouco calórico, cheio de vitaminas e delicioso

Polvo, popular molusco que “simplesmente temperado com limão, azeite, alcaparras, alho e ervas aromáticas, seja grelhado ou cozido, delicia todos aqueles que o comem”…

O polvo é uma espécie que pertence à família dos moluscos, que também inclui as ostras, os mexilhões, as amêijoas e as lulas. Podemos encontrá-lo com facilidade na nossa costa tanto nas zonas mais rochosas como a grandes profundidades.

Por ter uma forte presença no Mediterrâneo é considerado uma iguaria da Dieta Mediterrânica. Simplesmente temperado com limão, azeite, alcaparras, alho e ervas aromáticas, seja grelhado ou cozido, delicia todos aqueles que o comem.

DICA: veja uma dica de como cozer polvo e deixá-lo tenro e suculento.

A nível nutricional tem significativas quantidades de ácidos gordos ómega-3 e baixa quantidade de ácidos gordos saturados, o que o torna um forte aliado na promoção da saúde cardiovascular, prevenindo enfartes e problemas cardíacos, e estimula também o desenvolvimento cognitivo.

Por não ter muitas gorduras e ter um baixo valor calórico, é considerada uma proteína recomendada para quem pretende perder ou controlar peso.

O polvo providencia um consumo diário de vitamina B12. A ingestão desta vitamina contribui para a produção de energia, combatendo o cansaço e a fadiga e fortalece o sistema nervoso e o sistema imunitário.

Além desta vitamina é também muito rico em ferro, selénio e cobre. O ferro é vital para a formação da hemoglobina, combatendo a anemia, o selénio tem um forte poder antioxidante e o cobre é essencial para o crescimento do corpo.

Por todas estas razões o polvo é muito apreciado e faz sucesso em entradas, pratos principais ou em saladas.

SUGESTÃO: Agora que tal aprender uma receita simples e deliciosa com esse ingrediente? Veja como fazer a tradicional receita de polvo à Lagareiro.