Categorias
Curiosidades

Como fazer uma horta em casa

Quem vive nos centros urbanos e não tem terreno ou espaço para organizar uma horta tradicional mas deseja ter à mão, durante todo o ano, alimentos frescos e nutritivos, pode optar por fazer uma pequena horta em casa…

Com o tempo e com a grande oferta das superfícies comerciais, as hortas caíram em desuso. Contudo, atualmente, a horta volta a ser uma tendência devido à preocupação com a alimentação saudável. Além de ser uma fonte de alimentos, a prática de ter uma horta em casa pode servir de passatempo, para descontrair dos dias de stresse ou ser mesmo considerada uma terapia ou um projeto pessoal.

Ter uma horta doméstica não é difícil e a sua manutenção é muito simples. Aqui vai poder conhecer algumas sugestões para planear e produzir uma horta caseira com sucesso.

Benefícios de ter uma horta em casa

  • Ter sempre à mão produtos frescos, saudáveis e biológicos para as refeições diárias.
  • Poupar algum dinheiro em bens alimentares.
  • Manter uma horta pode ser relaxante e recompensador, sendo uma forma de fugir à rotina do dia-a-dia, de descontrair do stresse quotidiano e contactar com a natureza.
  • Manter uma horta como tarefa familiar é uma boa oportunidade para juntar todos os elementos da família e trabalhar em equipa, incentivando-os a participar nesta atividade caseira e também a aumentar a consciência ecológica de todos.

Onde e o que plantar

A horta pode ser montada em qualquer lugar, desde o chão até o parapeito de uma janela, não é preciso ter um terreno, varandas ou terraços, são zonas excelentes para a sua horta mesmo que possuam dimensões reduzidas. No entanto esse lugar deve estar exposto ao sol durante algumas horas por dia porque os locais sombrios não permitem o desenvolvimento apropriado dos produtos hortícolas.

Em vez de vasos, podem fazer uma coisa engraçada, reciclar latas, garrafas ou garrafões de plástico abertos ao meio, ou até mesmo pacotes de leite, não precisam de gastar dinheiro em vasos.

Podem usar uma ideia utilizando paletes que muitas vezes aparecem junto ao lixo em armazéns ou hipermercados. Podem serrá-las com as medidas para poder deixar a horta mais ao longo da varanda ou terraço e pintá-las com cores vivas, ficam engraçadas e bonitas.

Há agora uns sacos de terra muito práticos que é só furar e plantar o que quiserem. Com a ideia das paletes, estes sacos podem ser colocados em cima das mesmas.

Quem não tiver varanda pode utilizar um parapeito de uma janela soalheira, e colocar vasos pequenos com ervinhas aromáticas: poupa-se no super mercado e a comida ficará muito mais saborosa. E que prazer é colher o que semeamos!

Consoante o espaço disponível e também as suas preferências, pode optar por diversos produtos hortícolas de pequenas dimensões, ervas aromáticas, folhas de infusão, etc. Agrião, cenoura, rabanete, rúcula, alecrim, manjericão, erva-cidreira, hortelã, salsa, orégãos, coentros e piripiri são alguns exemplos. Uma boa opção para obter estes produtos é adquirir sementes para germinar de agricultura biológica.

E não dá trabalho nenhum, o mais importante é fazerem com gosto e muito carinho!