Pataniscas de bacalhau fininhas, receita das tão conhecida pataniscas, só que estas são muito mais fininhas, crocantes e estaladiças, muito deliciosas…
Pataniscas de bacalhau é um prato típico da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura. Na região do Porto, também podem ser conhecidas simplesmente por iscas de bacalhau, embora seja realmente um prato diferente, que consiste num filete de bacalhau num polme de farinha e ovo e é frito.
As pataniscas de bacalhau são tradicionalmente servidas como petisco ou com acompanhamento de arroz de feijão manteiga ou do arroz de tomate. Experimentem!
Ingredientes
- 1 cebola média bem picada
- 1/2 molho (pequeno) de salsa bem picada
- 1 dente de alho grande bem picadinho
- 1 posta de bacalhau crú demolhado (limpo de peles e espinhas)
- 200 g de farinha de trigo T65 s/fermento
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 ovos
- 300 ml de água (pode precisar de mais)
- pimenta q.b.
- colorau q.b. (opcionnal)
- sal q.b. (prove primeiro pode não precisar)
- óleo girassol q.b. para fritar
Preparação
Pataniscas de Bacalhau fininhas
Pique muito bem a cebola, o alho e a salsa.
Numa taça coloque a farinha junte a cebola o alho e a salsa já bem picada.
De seguida adicione o bacalhau bem desfiado, tempere com a pimenta preta, o colorau e o sal se precisar e misture tudo para incorporar todos os ingredientes.
Junte os ovos, no preparado e a água e envolva bem até obter uma mistura homogénea e até que todos os elementos estejam perfeitamente unidos, deixe descansar por uns 5 minutos.
Coloque numa frigideira o óleo a aquecer e quando estiver bem quente, coloque uma colher de sopa de massa no óleo e com a ajuda de 2 garfos ou o que lhe der mais jeito e estenda a massa para os lados de forma a que esta fique bem espalhada e o mais fininha possível.
Deixe fritar bem de ambos os lados até ficarem bem douradinhas, não demora por serem fininhas, depois retire-as para um prato com papel de cozinha e deixe escorrer.
Depois é só colocar as pataniscas num prato de servir decorar com salsa e saborear esta deliciosa receita, com acompanhamento ou mesmo só como petisco ficam uma delícia e muito crocantes.
Bom apetite!
Leia também: receita de bacalhau á Pascal.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!