Categorias
Cozinha Portuguesa Peixe Salgados

Bolinhos de bacalhau

Os “Bolinhos de bacalhau” são um prato típico da gastronomia nacional. No centro e sul do país chamam-se pastéis mas, no norte, são mais conhecidos como bolinhos de bacalhau…

A base de confecção é a mesma mas a receita varia de região para região, que para além de poderem ser servidos como entrada, são muito apreciados também como refeição quando acompanhados de arroz de feijão, tomate ou uma salada de feijão-frade. Experimentem!



Ingredientes
  • 400g de bacalhau demolhado
  • 3 batatas grandes
  • 3 ovos
  • 1/2 cebola bem picada
  • 1 dentes de alho bem picados
  • 1 dl de azeite
  • Salsa picada q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Sal grosso q.b.
  • Óleo para fritar
Modo de Preparação

Bolinhos de bacalhau

Coza as batatas em água temperada com sal durante 30 minutos.

Numa outra panela com água, coloque o bacalhau a cozer durante 10 minutos. Depois do bacalhau cozido, retire-o para um prato e deixe arrefecer. Depois de frio, limpe o bacalhau de espinhas e peles e desfie-o.

Numa frigideira, leve ao lume o azeite a cebola e os alhos. Deixe refogar ligeiramente, apenas para alourar sem queimar.

Com a cebola refogada, junte o bacalhau e deixe refogar lentamente, até o bacalhau ficar totalmente desfiado. Vá mexendo, para ajudar o bacalhau a desfiar bem. 5 minutos devem ser o suficiente, para bacalhau ficar refogado e desfeito, apague o lume.

Depois de cozidas, retire as batatas e faça puré das batatas. Junte o bacalhau e a salsa ao puré.

Tempere com pimenta e misture tudo muito bem. Junte um ovo de cada vez ao bacalhau e mexa tudo muito bem.

A massa deve ficar bem ligada e consistente para que os pastéis não fiquem moles. Passe a massa de colher em colher até ficar no formato do pastel de bacalhau.

Frite em óleo bem quente. Vire os pastéis para fritar de ambos os lados. Depois de fritos, coloque num prato com papel absorvente e estão prontos a servir.

Agora é só saborear com um delicioso arroz de feijão (receita que será colocada aqui num próximo poste).

Bom apetite!

Nota: Se não for para consumir na hora, pode optar por congelar os bolinhos.



2 respostas em “Bolinhos de bacalhau”

Eu nunca fiz, nem vi fazer bolinhos de bacalhau com refogado, a minha sogra nasceu em 1911 era uma especialista a fazer bolinhos de bacalhau, foi cozinheira num dos melhor Restaurantes de Viana do Castelo no Restaurante Freitas. ela e eu, fazemos cozer o bacalhau juntamente com as batatas, depois esmagar uma coisa e outra com um garfo, ( esmagado no pano tira a gordura ao bacalhau) colocar numa taça, juntar cebola, e salsa picada, pimenta, e misturar tudo muito bem fazendo uma massa, (provar a massa) ( amassa pode ficar feita com antecedência) e na hora de os fazer, juntar ovos um a um até a massa se apresentar mole e lisa, ( não poupar nos ovos) ter bastante óleo quente, com a ajuda de 2 colheres ir fritando os bolinhos até se apresentarem loirinhos, escorrer sobre papel absorvente. Nota o bacalhau é equivalente á batata, se for 1/2 kg é igual uma coisa e outra. Experimente e verá como são fácil de fazer, e ficam deliciosos

Olá, bom dia Maria Viana!
Muito obrigada pela seu comentário, e pela sua receita. Acredito que seja muito boa a receita da sua sogra pois é a receita mais antiga de fazer os bolinhos, já que a minha mãe também é assim que a faz, e me ensinou. Eu fiz esta receita para ver como ficava já que era diferente da que eu conhecia. E posso dizer que esta receita, também ficam os bolinhos muito bons.
Aninhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *