Categorias
M.F.P. Pão e Pizzas

Broinha de centeio e trigo

Esta receita de “Broinha de centeio e trigo” é um pãozinho que faço muitas vezes, é muito bom, macio por dentro e com uma casquinha estaladiça por fora…

Ele é cozido dentro de um pirex tampado, e essa é a diferença deste maravilhoso pão. Para comer simples ou com uma manteiga é uma delícia. Experimentem!



Ingredientes
  • 240ml de água
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de açúcar
  • 240g de farinha de trigo T65
  • 200g de farinha de centeio
  • 1 pacote de fermento
Modo de Preparação

Broinha de centeio e trigo

Meter tudo na cuba da máquina pela ordem descrita em cima no programa de bater e levedar, que demora 1 e 30 minutos.

Depois tirar da cuba e numa mesa enfarinhada formar uma bola e colocar em uma tigela ligeiramente enfarinhada e deixe levedar por + ou -, 1h ou até que dobre de tamanho.

Depois de levedar tirar o ar da massa puxando suas laterais e afundando-as no centro, formar novamente numa bola, e colocar num pirex que tenha tampa e que possa ir ao forno enfarinhado de farinha.

Deixar descansar mais um pouco, até ter levedado mais um pouco, e enquanto isso ligue o forno a 180º, colocar uma taça com água quente num canto do forno (este modo é para quando começar a água a ferver, o vapor que larga por o pão mais estaladiço), depois de estar bem quente leve o pão ao forno para cozer.

Asse por cerca de 25 minutos, ou até que o pão esteja dourado e emita um som oco ao bater-se com os nós dos dedos embaixo dele (cuidado para não se queimar).

Deixe arrefecer em cima de uma grade e agora é só saborear com uma boa manteiga, este maravilhoso e delicioso bom pão.

Bom apetite!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *