Pão-de-ló de Margaride é um dos bolos presente na casa dos portugueses no Natal e na Páscoa, é considerado o melhor pão-de-ló seco de Portugal, super fofo, com uma ligeira humidade e não é muito doce…
Este pão-de-ló normalmente é cozido em forno de lenha, usando formas de barro não vidradas constituídas por três tigelas, duas iguais e uma muito mais pequena que é colocada no meio de uma das outras, formando um cano. A forma é forrada com papel manteiga, grosso. Como não tenho essa forma faço na de alumínio grande e forre com o papel na mesma, e fica sempre muito bem.
Ingredientes
- 12 gemas
- 3 ovos inteiros
- 225 g açúcar
- 1 pitada de sal
- 100 g farinha fina (tipo 55)
- papel almaço para forrar (papel manteiga grosso)
Preparação
Pão-de-ló de Margaride
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar uma forma de buraco grande, com folhas de papel almaço, inclinadas e ligeiramente sobrepostas, reserve.
Bata os ovos com o açúcar e o sal na batedeira, em velocidade máxima, durante 30 minutos. Depois desses 30 minutos a massa tem de estar esbranquiçada, fofa e aumentada o triplo de volume.
Peneirar a farinha diretamente para a massa e envolva delicadamente em movimentos circulares com um fouet, garantido que a farinha é bem absorvida, mas sempre com muito cuidado.
Deitar a massa na forma que reservou, e levar ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos ou até estar cozido, mas antes de retirar o pão-de-ló do forno faça o teste do palito para confirmar que está cozido.
Retirar do forno, desenformar depois de frio.
Agora é só saborear esta maravilha de pão de ló. Bom apetite!
Nota: O pão-de-ló de Margaride não conhece a faca, é um bolo que se parte à mão.
Leia também: receita de pão-de-ló de Viseu.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!