Categorias
Cozinha Portuguesa Pascoa Sobremesas

Pão de Ló tradicional simples

Pão de Ló tradicional simples, uma receita de um pão de ló fofinho, delicioso que é uma das especialidades da nossa País, seja no Natal como na Páscoa, e, é por isso que hoje vou colocar esta receita bem tradicional…

Esta receita de Pão de Ló tradicional, é mais fácil e muito mais económico, porque não leva tantos ovos e como estamos nesta má fase da vida, pelo Mundo inteiro, temos que poupar nos ingredientes. Espero que gostem e que façam porque fica maravilhoso na mesma. Experimentem!



Ingredientes
  • 5 ovos inteiros
  • 5 gemas
  • 180 gramas de açúcar
  • 125 gramas de farinha
  • 2 folhas de almaço
Modo de Preparação

Pão de Ló tradicional simples

Ligue o forno a 200ºC, para ir pré-aquecendo. Numa forma de buraco grande forre com folhas de almaço, reserve.

Coloque na taça da batedeira os ovos, as gemas e o açúcar e bata durante 30 minutos, até obter uma massa bem volumosa e esbranquiçada.

Ao fim desse tempo, retire da batedeira e peneire a farinha, envolvendo com muito cuidado, para a massa não perder o ar que ganhou ao bater esse tempo todo.

Deite a massa na forma que reservou, e leve ao forno durante 15 minutos a 200ºC, e depois reduza a temperatura para 180ºC, por mais 2O minutos, ou até fazer o teste do palito e ele estar bem cozido.

Quando estiver pronto, retire-o da forma e deixe em cima de uma rede para arrefecer.

Depois é só e saborear com uma fatia generosa de um bom queijo e um cálice de Vinho do Porto, uma delícia.

Bom apetite!

Nota: Para cortar pão-de-ló não se usa faca, é mesmo com a mão, assim manda a tradição nortenha. Se não tiver papel almaço use em alternativa, papel vegetal, papel A4 normal.