Categorias
Pão e Pizzas

Baguetes simples

Uma receita de “Baguetes simples”, ficam crocantes por fora e muito macias por dentro, ficam mesmo uma delícia, uma receita de pão muito simples de fazer…


Eu adoro o cheirinho de pão acabado de sair do forno, tão delicioso. E estas baguetes então, não é só o cheirinho, mas também o seu sabor, e a crosta que fica a estalar, quando o comemos ainda quentinho e, com uma manteiguinha, por cima, fica mesmo uma delícia. Experimentem!



Ingredientes
  • 500 gramas de farinha de trigo T65
  • 5 gramas de fermento seco para pão
  • 5 gramas de sal
  • 300 ml de água morna
Modo de Preparação

Baguetes simples

Na taça da batedeira (eu fiz na batedeira mas pode bater à mão, que é muito simples também), coloque a farinha de trigo, o fermento seco, o sal e a água, bata a bem a massa por uns 5 minutos, até a massa ficar lisinha.

Em seguida coloque a massa numa taça polvilhada com farinha de trigo, cubra a taça com película aderente e deixe descansar num local quentinho por uns 40 minutos, ou até dobrar de volume.

Depois deste tempo, transfira a massa para a mesa enfarinhada com um pouco de farinha, retire-lhe o ar e divida em 3 partes, modele no formato de baguetes (veja como fiz no vídeo).

Coloque as baguetes num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra novamente com película aderente e deixe num local quente até dobrarem de tamanho (cerca de 40 a 50 minutos).

Ligue o forno a 200ºC, uns 10 minutos antes de acabar o tempo da levedação, para ir aquecendo bem.

Coloque também dentro do forno, na parte de baixo, um tabuleiro, ou uma tigela com água a ferver para formar vapor.

Quando a massa estiver bem crescida, retire a película e com um estilete faça uns cortes a seu gosto nas baguetes, polvilhe um pouquinho de farinha de trigo e leve ao forno, por uns 30 minutos, ou até ficarem douradas.

Retire do forno e deixe-as arrefecer sobre uma grade.

Depois é só partir um bom pedaço, passar uma manteiguinha e saborear este delicioso pãozinho.

Bom apetite!