Categorias
Curiosidades

Conheça os benefícios da noz-moscada

Conheça os principais benefícios e malefícios da noz-moscada e a tabela nutricional dessa especiaria muito usada na gastronomia…

A noz-moscada é uma especiaria muito usada na gastronomia em carnes de sabor suave, legumes, purês e muitos outros pratos. É originária da Indonésia e da Índia e, a princípio, era utilizada para conservar os alimentos.

A noz-moscada pode fazer mal à saúde quando ingerida em grandes quantidades, mas também oferece benefícios quando consumida corretamente. É conhecida por ter propriedades afrodisíacas, efeito detox e excelente combate contra inflamações e dores.

SUGESTÃO: veja como preparar uns deliciosos croquetes de atum, uma receita simples e econômica onde usamos esta especiaria.

Benefícios e malefícios da noz-moscada

Quando ingerida em grandes quantidades, a noz-moscada pode ser prejudicial à saúde. Isto porque tem propriedades alucinogénicas. Assim, saiba que a quantidade correta é de cinco gramas por dia.

Apesar disto, também oferece benefícios quando consumida corretamente, além de acrescentar sabor a diversas receitas.

De facto, quando consumida dentro da quantidade indicada, a noz-moscada é uma especiaria que pode melhorar a capacidade antioxidante do organismo, melhorar a digestão, controlar a ansiedade, prevenir convulsões e ajudar com os sintomas de depressão. É, por tanto, um auxilio à saúde mental em tempos de quarentena.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de noz-moscada moída.

Composição nutricional Valor
Calorias (valor energético)525 kcal
Gorduras Totais36 g
Gorduras Saturadas26 g
Gorduras Poliinsaturadas0,4 g
Gorduras Monoinsaturadas3,2 g
Colesterol0 mg
Sódio16 mg
Potássio350 mg
Carboidratos49 g
Fibra Alimentar21 g
Açúcar28 g
Proteínas6 g
Vitamina A102 IU
Vitamina C3 mg
Cálcio184 mg
Ferro3 mg
Vitamina D0 IU
Vitamina B60,2 mg
Cobalamina0 µg
Magnésio183 mg

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!