Categorias
Bolos e Doces

Doce de ovos (receita)

Doce de ovos, receita caseira de um doce incrivelmente delicioso, especialmente usado como recheio ou cobertura de bolos…

Este doce tradicional nada mais é que um simples doce cremoso preparado com gemas de ovos e calda de açúcar. O seu uso é muito versátil, pode servir como sobremesa, mas fica muito bem em bolos que levem amêndoa, avelã ou noz. Confira esta receita e experimente para para rechear ou cobrir o seu bolo preferido!



Ingredientes
  • 150 g açúcar
  • 150 ml água
  • 6 gemas de ovos
  • casca de limão q.b.
Preparação

Doce de ovos

Comece por colocar em uma panela ou tacho o açúcar, a água e a casca de limão. Leve ao lume médio e deixe ferver até engrossar um pouco e ficar uma calda. Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco.

Depois separe as gemas e passe-as por um coador. De seguida junte pouco a pouco e sempre a mexer, a calda de açúcar.

Por fim,leve ao lume médio de novo, mexendo sempre até engrossar mas sem deixar ferver, quando passar a colher pelo fundo da panela e der para ver o mesmo está no ponto certo. Retire do lume e deixe arrefecer.

Está pronto o seu doce de ovos, agora é só usar onde mais gostar. O seu uso é muito versátil e pode servir como sobremesa, para rechear bolos, ser usado como molho ou como ingrediente de muitos dos nossos doces típicos. Bom apetite!

Leia também: receita de Molotof com doce de ovos.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *