Categorias
Curiosidades

Conheça alimentos amigos do coração

Há alimentos que são amigos do coração, que pela sua composição nutricional diminuem o risco de doenças cardiovasculares, fique a conhecê-los…

Dores de cabeça, tonturas, zumbidos, aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito, falta de ar, são alguns dos sintomas de pressão arterial. A boa notícia é que existem alimentos que ajudam a reduzir o risco de hipertensão, sem recorrer a medicamentos.

Uma boa alimentação é sinónimo de uma saúde de ferro. Por isso, tome nota dos alimentos amigos do coração e que deve incluir na sua dieta.

Alimentos amigos do coração

Salmão: É rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.

Pistachio: Rico em triptofano, magnésio e gorduras ómega-3 e ómega-6, são uma boa opção para um snack. Mas atenção: certifique-se da quantidade de sal que ingere e lembre-se que os frutos secos são bastantes calóricos.

Espinafre: Não prometemos que fique forte como o famoso marinheiro Popeye, mas se precisava de uma razão para aumentar o consumo diário de verduras, aí a tem. Este vegetal de folha verde-escura é rico em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos. Contêm ainda luteína, magnésio, folato, fibra e potássio.

Leia também: receita de sopa de grão com espinafres.

Vinho tinto: O resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do colesterol LDL (o “mau colesterol”) e aumento do HDL (o “bom colesterol”), sendo, desta forma, considerado como uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular. As mulheres não devem exceder um copo de vinho tinto por dia, enquanto os homens não devem ingerir mais do que dois copos.

Alho: Dê especial preferência ao alho fresco. Pode ser utilizado como tempero ou tomado na forma de chá.

Amora: A amora é um superalimento que não deve subestimar. É ótima para controlar a pressão sanguínea e fortalece o sistema imunológico.

Maçã: A maçã é uma fonte rica em pectina, uma fibra solúvel que diminui os níveis de açúcar no sangue, impede a absorção de gorduras e combate o colesterol. Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um ótima opção para as refeições intermédias.

Leia também: receita de queques de iogurte e maçã.

Figo: Pode ser consumido de variadas formas e é rico em potássio, manganésio, vitamina A, vitamina C, vitamina B6, vitamina K, cálcio, magnésio, tiamina.

Chocolate preto: Com um mínimo de 70% de cacau, é uma excelente fonte de catequinas e procianidinas, dois antioxidantes que inibem uma enzima conhecida por aumentar a pressão arterial.

Azeite: Os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão cientificamente comprovados. Trata-se de uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, considerada uma das mais saudáveis.

Chá verde: A ingestão de chá verde também é aconselhada, por conter antioxidantes que aceleram o metabolismo, inibem a absorção de gordura e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!