Categorias
Curiosidades

Qual o prazo de validade das especiarias?

As especiarias ajudam a tornar as nossas refeições deliciosas e completam o nosso quadro nutricional… mas qual será o prazo de validade das especiarias?

Apesar de a maior parte das especiarias levar anos a deteriorar-se, é necessário impor-lhes uma vida útil. Isto porque muitas acabam por perder o sabor com o passar do tempo, mesmo mantendo a aparência, e isso anula o seu propósito.

Afinal qual é o prazo de validade das especiarias?

Não surpreendentemente, a vida útil mais curta pertence às ervas frescas. Apesar de a maior parte das especiarias levar anos a deteriorar-se, é necessário impor-lhes uma vida útil. Isto porque muitas acabam por perder o sabor com o passar do tempo, mesmo mantendo a aparência, e isso anula o seu propósito.

Segundo alguns, as especiarias moídas tendem a perder o sabor mais rapidamente do que as inteiras. E misturas de temperos são ainda mais efémeras. Não surpreendentemente, a vida útil mais curta pertence às ervas frescas.

  • Especiarias inteiras: 4 anos
  • Especiarias moídas: 3 anos
  • Ervas secas: 3 anos
  • Misturas de especiarias: 2 anos
  • Especiarias frescas: 1 semana

Uns adoram… outros não toleram!

Seja por desgostarem do sabor ou por acreditarem que não estão associados a uma dieta saudável, há pessoas que evitam ao máximo condimentos. No entanto, o consumo moderado de alguns destes alimentos estão associados a vários benefícios de saúde. Fique a conhecê-los:

Melhoram a Saúde Cardiovascular, Aceleram o metabolismo, Combatem a inflamação e possuem uma ação antibacteriana, Previnem o aparecimento de cancro, entre muitos outros.

No entanto apesar dos benefícios acima referidos o seu consumo deve ser moderado.