As especiarias ajudam a tornar as nossas refeições deliciosas e completam o nosso quadro nutricional… mas qual será o prazo de validade das especiarias?
Apesar de a maior parte das especiarias levar anos a deteriorar-se, é necessário impor-lhes uma vida útil. Isto porque muitas acabam por perder o sabor com o passar do tempo, mesmo mantendo a aparência, e isso anula o seu propósito.
Afinal qual é o prazo de validade das especiarias?
Não surpreendentemente, a vida útil mais curta pertence às ervas frescas. Apesar de a maior parte das especiarias levar anos a deteriorar-se, é necessário impor-lhes uma vida útil. Isto porque muitas acabam por perder o sabor com o passar do tempo, mesmo mantendo a aparência, e isso anula o seu propósito.
Segundo alguns, as especiarias moídas tendem a perder o sabor mais rapidamente do que as inteiras. E misturas de temperos são ainda mais efémeras. Não surpreendentemente, a vida útil mais curta pertence às ervas frescas.
- Especiarias inteiras: 4 anos
- Especiarias moídas: 3 anos
- Ervas secas: 3 anos
- Misturas de especiarias: 2 anos
- Especiarias frescas: 1 semana
Uns adoram… outros não toleram!
Seja por desgostarem do sabor ou por acreditarem que não estão associados a uma dieta saudável, há pessoas que evitam ao máximo condimentos. No entanto, o consumo moderado de alguns destes alimentos estão associados a vários benefícios de saúde. Fique a conhecê-los:
Melhoram a Saúde Cardiovascular, Aceleram o metabolismo, Combatem a inflamação e possuem uma ação antibacteriana, Previnem o aparecimento de cancro, entre muitos outros.
No entanto apesar dos benefícios acima referidos o seu consumo deve ser moderado.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!