Categorias
Curiosidades

Três super sementes que deve incluir na sua alimentação

Versáteis, saudáveis e saborosas completam o quadro nutricional necessário para o nosso bem-estar, veja como incluir estas super sementes na sua alimentação…

Falar de alimentação saudável significa, também, falar de sementes. As sementes podem enriquecer a nossa dieta de várias maneiras e deve ser incluídas nas nossas rotinas, de forma a equilibrarem as funções do nosso organismo.

Eis três super sementes:

Os seus elevados níveis de vitaminas, minerais e fibra, além de contribuírem para a nossa saúde, aumentam a saciedade e ajudam no processo de emagrecimento.

Chia: Rica em fibra, antioxidantes, cálcio, proteínas e ácidos gordos Ómega-3 de origem vegetal. Junte uma colher de chá de chia ao iogurte, sumos e porções de fruta.

Abóbora: Estas super sementes têm propriedades anti-inflamatórias e são ricas em magnésio, zinco e ácidos gordos Ómega-3 de origem vegetal. É possível utilizar as sementes caramelizadas para fazer granola, crostas em doces, barrinhas de cereal, ou simplesmente acrescente às nas suas saladas.

Papoila: As sementes de papoila têm propriedades relaxantes. Ingira em alturas de stress. Estas super sementes possuem um grande teor em cálcio – Uma porção (10 a 20 g) deste alimento fornece entre 144 a 288 mg de cálcio, equivalente a 18% – 36% do valor diário de referência deste micronutriente. Adicione a massas, arroz, legumes salteados, cereais de pequeno-almoço, papas, pão, biscoitos, sobremesas, doces, sopas, saladas, molhos, recheios, sumos, batidos e iogurtes.

As especiarias ajudam a tornar as nossas refeições deliciosas. Mas será que têm prazo de validade? Veja a resposta neste artigo.

Atenção: As sementes são um dos principais ingredientes para quem segue uma alimentação saudável. Porém, quando consumidas em excesso podem trazer alguns problemas para a saúde. Em caso de dietas mais restritas, tem um lado mau das sementes que você deve conhecer, informe-se de todas as contra indicações das mesmas.