Jesuítas (Santo Tirso), famosos pastéis típicos da doçaria tradicional portuguesa que encontramos facilmente em qualquer pastelaria do país e cuja receita tem mais de 100 anos…
Originário de Santo Tirso (região Norte de Portugal, próxima a cidade do Porto), que, segundo a história, terá sido inventado por um pasteleiro espanhol contratado pela Pastelaria Moura em 1892, que criou este afamado pastel. Experimentem!
Ingredientes
- 1 base de massa folhada
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 gema de ovo
- 1 clara de ovo
Preparação
Jesuítas (Santo Tirso)
Ligue o forno a 190ºC para ir aquecendo. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal, reserve.
Prepare o recheio, misture a gema com 1 colher (sopa) bem cheia de açúcar com a batedeira bata até ficar um creme fofo e esbranquiçado, reserve.
Para a cobertura, bata a clara em castelo e adicione o restante açúcar, bata até obter um merengue pouco espesso, reserve.
Estenda a massa folhada, e espalhe a gemada, em metade da massa (veja o vídeo como fiz).
Dobre a massa que não tem a gemada por cima da que tem, com cuidado.
Corte a massa com uma faca que corte bem, em 8 triângulos (veja o vídeo). Depois barre os triângulos com o merengue e leve ao forno que já está pré-aquecido, até os bolos estarem cozidos.
Retire-os do forno, coloque-os em cima de uma grade e deixe arrefecer. Depois é só saborear estes deliciosos bolinhos tão tradicionais e muito saborosos.
Bom apetite!
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!