Pão-de-ló tradicional diferente, na nossa cozinha tradicional encontramos um doce que é rei da doçaria portuguesa, o maravilhoso pão-de-ló que é uma delícia…
Em épocas festivas não nos falta na mesa, para festejarmos com a família, esta é a minha versão, de um pão-de-ló tradicional, simples e fofinho como se quer, esta receita de pão de ló tradicional diferente tem um sabor e uma textura que nos remete para os tempos das nossas avós, onde tudo tinha um sabor diferente, mas bastante intenso e muito delicioso
É uma receita muito simples de preparar, de só 3 ingredientes, onde o segredo é os ovos serem bem batidos e depois envolver a farinha suavemente para que fique fofo alto e delicado como deve ser o pão de ló tradicional. Na cozinha tradicional portuguesa, podemos encontrar várias receitas de pão-de-ló, mais conhecidas pela sua região onde se criaram como por exemplo de o de Ovar, de Margaride, Alfeizeirão, etc. Esta é um pouco diferente porque leva as claras batidas em neve, o que o tradicional não leva claras, ou quase nenhumas, é feito mais com as gemas. Experimentem!
Ingredientes
- 14 gemas
- 14 claras
- 1 ovo (inteiro)
- 300 g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo T55
- 2 folhas de papel almaço ou cavalinho
Preparação
Pão-de-ló tradicional diferente
Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma com papel tradicional de pão de ló (papel chama-se almaço ou de cavalinho), se não encontrar pode usar também papel A4 mas para isso vai precisar de 4 folhas e papel A4 em vez de 2, reserve.
Na taça de uma batedeira junte o açúcar às gemas e ao ovo inteiro e bata bem, pelo menos uns 25 a 30 minutos), até ficar um creme esbranquiçado e bastante volumoso.
À parte bata as claras em castelo firme e envolva-as á massa, com muito cuidado para a massa não perder o ar das claras.
Acrescente por fim a farinha peneirada, envolvendo cuidadosamente, e aos poucos, envolvendo suavemente de baixo para cima.
Verta o batido na forma que reservou, e leve ao forno previamente aquecido, por cerca de 40 a 50 minutos, ou até que fizer o teste do palito e ele sair seco.
Retire o pão de ló do forno deixe arrefecer em cima de uma grade e depois, é só se deliciar com esta maravilhosa sobremesa, acompanhada com um cálice de Vinho do Porto.
Bom apetite!
NOTA:Se necessário, a meio da cozedura, tape com uma folha de papel de alumínio para não queimar no topo.
Leia também: receita de Pão-de-ló de Margaride.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!
Um comentário a “Pão-de-ló tradicional diferente”
Tem bom aspects.
Não sou boa a fazer bolos , ma’s vou experimental.