Pão-de-Ló Tradicional diferente

Gostou do video?Subscreva o canal agora!

Pão-de-Ló Tradicional diferente – Na nossa Cozinha Tradicional, encontrámos um doce que é o rei da doçaria portuguesa, o maravilhoso pão-de-ló, que é uma delícia, e nesta época que estamos a atravessar não nos falta na mesa, para festejarmos com a família, esta é a minha versão, de um pão-de-ló tradicional, simples e fofinho como se quer, esta receita de pão de ló tradicional diferente tem um sabor e uma textura que nos remete para os tempos das nossas avós, onde tudo tinha um sabor diferente, mas bastante intenso e muito delicioso…

É uma receita muito simples de preparar, de só 3 ingredientes, onde o segredo é os ovos serem bem batidos e depois envolver a farinha suavemente para que fique fofo alto e delicado como deve ser o pão de ló tradicional. Na cozinha tradicional portuguesa, podemos encontrar várias receitas de pão-de-ló, mais conhecidas pela sua região onde se criaram como por exemplo de o de Ovar, de Margaride, Alfeizeirão, etc. Esta é um pouco diferente porque leva as claras batidas em neve, o que o tradicional não leva claras, ou quase nenhumas, é feito mais com as gemas. Experimentem!



Share: :

Ingredientes

  • 14 gemas
  • 14 claras
  • 1 ovo (inteiro)
  • 300 gr de açúcar
  • 200 gr de farinha de trigo T55
  • 2 folhas de papel almaço ou cavalinho

Modo de Preparação

Pão-de-Ló Tradicional diferente

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma com papel tradicional de pão de ló (papel chama-se almaço ou de cavalinho), se não encontrar pode usar também papel A4 mas para isso vai precisar de 4 folhas e papel A4 em vez de 2, reserve.

Na taça de uma batedeira junte o açúcar às gemas e ao ovo inteiro e bata bem, pelo menos uns 25 a 30 minutos), até ficar um creme esbranquiçado e bastante volumoso.

À parte bata as claras em castelo firme e envolva-as á massa, com muito cuidado para a massa não perder o ar das claras.

Acrescente por fim a farinha peneirada, envolvendo cuidadosamente, e aos poucos, envolvendo suavemente de baixo para cima.

Verta o batido na forma que reservou, e leve ao forno previamente aquecido, por cerca de 40 a 50 minutos, ou até que fizer o teste do palito e ele sair seco.

Retire o pão de ló do forno deixe arrefecer em cima de uma grade e depois, é só se deliciar com esta maravilhosa sobremesa, acompanhada com um cálice de Vinho do Porto.

Bom apetite!

NOTA:Se necessário, a meio da cozedura, tape com uma folha de papel de alumínio para não queimar no topo.

Aqui no site tem uma receita de Pão-de-ló de Margaride, carregue “aqui“.