Categorias
Curiosidades

Frutas e legumes da época – janeiro

Consumir frutas e legumes da época dá saúde e ajuda a poupar na carteira, já que são alimentos que existem em abundância, conheça a lista de produtos a consumir em janeiro…

As festividades já chegaram ao fim e está na altura de regressar à alimentação saudável e equilibrada. Para tal, nada melhor do que consumir produtos de época.

De acordo com as orientações para uma alimentação saudável devemos consumir no mínimo cinco porções de fruta e hortícolas por dia, variando se possível essas mesmas escolhas. Desta forma, recorremos a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e ao calendário da DECO para conhecer as frutas e legumes do mês de janeiro.

Frutas e legumes frescos e biológicos em janeiro

Frutas: Ananás, amêndoa, banana, laranja, limão, maçã, noz, pêra, pinhão, kiwi e tangerina

Fruta biológica: Kiwi, laranja, limão, maçã, pera, tangerina, amêndoa, noz e pinhão.

Legumes: Abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, espinafres, endivia, couve-flor, couve de bruxelas, couve galega, couve lombarda, couve portuguesa, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, repolho e rúcula

Legumes biológicos: Abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, alho francês, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chicória, couves, endívia, espinafre, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula, rutabaga e salsifi.

Porquê biológicos? Ao optar por alimentos biológicos está a escolher alimentos sem vestígios de pesticidas, com excelentes caraterísticas nutricionais e de sabor único, que respeitam o meio ambiente e o equilíbrio da natureza.