A erva-cidreira, conhecida por Cidreira ou Melissa, é uma planta bastante apreciada em Portugal, principalmente pelos seus benefícios e propriedades medicinais…
Com o nome científico de Melissa officinalis L, é uma planta rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar vários problemas de saúde, especialmente problemas digestivos, de ansiedade e estresse.
Esta planta pode ser usada na forma de chás, infusões, sucos, sobremesas ou na forma de cápsulas ou extrato natural, e pode ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, mercados e algumas feiras livres.
Erva-cidreira e seus benefícios
Os principais benefícios da erva cidreira são:
– Melhora a qualidade do sono
– Combate a ansiedade e o estresse
– Alivia as dores de cabeça
– Combate os gases intestinais
– Alivia os sintomas da TPM
– Combate problemas gastrointestinais
– Combate a herpes labial
– Elimina fungos e bactérias
– Auxilia no tratamento do Alzheimer
– Tem ação antioxidante
Qual a melhor forma de consumir?
A erva cidreira pode ser consumida na forma de chás, infusões ou até mesmo em sobremesas, sendo fácil de preparar e muito saborosas.
Potencia o sabor, é um beneficio da erva-cidreira para a qualidade dos cozinhados e redução do uso de sal. Devido ao seu sabor aromático, pode utilizá-la nos temperos e cozinhados, tal como faz com outras ervas (como os orégãos, o tomilho ou o alecrim). A cidreira fica particularmente bem no tempero de peixes e de aves.
Efeitos Colaterais e Contra-Indicações
A erva-cidreira é considerada segura, inclusive para as crianças, mas pode baixar a função da tiróide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.
Leia também: os benefícios de ter e como fazer uma horta em casa.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!