Dicas para bolos mais saudáveis!

bolos mais saudáveis

Cada vez mais nos preocupamos em cozinhar tudo muito mais saudável e fazer bolos mais saudáveis também são uma preocupação na minha cozinha…

Procuro sempre torna-los o mais saudáveis possível sem perderem sabor e a consistência tradicional que cá em casa tanto apreciamos. Por essa razão, tenho vindo a procurar bastante e adaptar as receitas, procurando dar um toque mais saudável. Só tenho pena que os ingredientes, a substituir serem demasiado caros, o que nem toda a gente infelizmente os pode comprar, que até é o meu caso em vários ingredientes.

Hoje na minha crónica vou colocar algumas dicas que tenho utilizado e que espero que ajude, são dicas simples mas que fazem muita diferença:

1- Sempre que possível eliminem a gordura do bolo, substituindo por fruta ou até mesmo legumes (maçã, pêra, cenoura, abóbora, courgette). A fruta, vai dar a mesma humidade ao bolo sem adicionar-mos as gorduras que tão mal nos fazem.

2- Se em todo o caso não seja possível eliminar por completo a gordura, vamos substitir 2/3 da gordura (o óleo, a manteiga, a margarina) por leite, o que vai tornar o bolo fofo e levemente húmido.

3- Substituir uma parte da farinha de trigo por farinha de trigo integral ou farinha de aveia ou em flocos, é outra solução e também muito importante porque garantimos assim mais fibra.

4- Outra substituição importante é o açúcar refinado, se o substituirmos por açúcar amarelo ou mascavado, e assim temos de diminuir na quantidade porque estes têm mais poder adoçante, e não necessitamos de colocar a quantidade da receita.

5- Colocar aromas de laranja, limão, baunilha, e para quem goste também e não se importe de colocar especiarias,o que fica muito bom. Assim damos mais sabor ao bolo e enganamos a própria gulosice.

E para terminar nada como vos deixar com uma receita de um bolinho delicioso e saudável, “Bolo integral com Maça e Amêndoas“, com a quantidade certa de açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *