Categorias
Cozinha Portuguesa Sopas

Caldo-verde tradicional com chouriço

Caldo-verde tradicional com chouriço, receita fácil da sopa mais tradicional portuguesa, um sabor incomparável e uma textura cremosa e delicada…

Receita supostamente criada por lavradores na região do Minho, norte de Portugal, faz parte da lista de 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. Uma sopa tipicamente portuguesa, que sabe sempre bem!



Ingredientes
  • 200 g de caldo-verde
  • 600 g de batata para cozer
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho médios
  • 1 chouriço de carne regional
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1,250 ml de água
Preparação

Caldo-verde tradicional com chouriço

Comece por descascar as batatas, a cebola e os alho. Corte as batatas em cubos e reserve.

Leve ao lume uma panela com o azeite, adicione a cebola cortada aos gomos, os alhos picados grosseiramente, deixe cozinhar por dois minutos e adicione a água a ferver. Adicione as batatas e o chouriço, e deixe cozinhar até a batata estar macia.

Nota: o chouriço dá a esta sopa um toque especial, use um que tenha um pouco de gordura e picante, no entanto pode usar outro a seu gosto.

Adicione as batatas cortada em cubos, assim como o chouriço e deixe cozinhar até a batata estar macia. Retire a sopa do lume, com ajuda de uma escumadeira e um garfo, esmague a cebola e as batatas (se preferir pode usar a varinha mágica).

Leve de novo ao lume e quando retomar fervura acrescente o caldo-verde previamente lavado, deixe cozinhar com a panela destapada, para que as couves se conservem verdes, durante 8 a 10 minutos.

Entretanto corte o chouriço em rodelas.

Retire a sopa do lume e sirva em tigelas colocando umas rodelas de chouriço e (se gostar) rege com um fio de azeite para dar gosto.

Acompanhe com broa de milho ou pão de centeio e vinho verde. Bom apetite!

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *