Salmão no forno com batatinhas assadas, receita de um peixe com cada vez mais adeptos, experimente prepará-lo no forno, de forma simples, saudável e saborosa…
Vai ver que vai adorar, o salmão é um peixe apreciado, tanto por seu sabor quanto textura suaves. Além disso, é um alimento rico em ômega 3 e proteínas, e ajuda a reduzir o colesterol. No entanto, em vez de salmão podem usar outro peixe, tal como dourada ou robalo, por exemplo.
Ingredientes
- 1 lombo salmão
- Batatas q.b.
- 1 tomate maduro
- 1 cebola
- Pimento verde e vermelho q.b.
- Azeite q.b.
- ½ copo de vinho branco
- 2 folha de louro
- 2 dentes de alho
- 1 colher (chá) sal grosso
- 1 colher (café) pimenta preta
- Salsa q.b.
Preparação
Salmão no forno com batatinhas
Descasque e lave as batatas, leve-as a cozer temperadas com sal a gosto. Aqui o objectivo não é cozer as batatas na totalidade mas simplesmente encalar as batatas. Quando achar que estão parcialmente cozidas, retire as batatas do lume e reserve.
Num tabuleiro ou travessa de ir ao forno disponha as cebolas cortada às rodelas, 3/4 rodelas de tomate, 5/6 tiras de os pimentos, o louro partido em pedaços, umas folhas de salsa e coloque o lombo de salmão por cima.
Coloque por cima do salmão umas rodelas de cebola, umas tiras de pimentos e umas folhas de salsa. Disponha também as batatinhas em redor do peixe.
Numa taça, junte o vinho, os alhos cortados em rodelas, o pimentão doce, o sal e a pimenta, misture bem e regue tudo.
Por fim, regue as batatinhas e o peixe com um fio generoso de azeite, leve ao forno pré-aquecido a 200°C, durante 30 a 40 minutos, ou até as batatas ficarem cozidas e douradinhas, assim como o salmão. De vez em quando regue a o peixe e as batatas com molho da travessa.
Desligue e retire a travessa do forno, sirva de imediato com as batatinhas e uma salada mista. Bom Apetite!
Leia também: receita de salada fria de salmão.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!
Um comentário a “Salmão no forno com batatinhas”
Sou apreciador pratos tradicionais cozinha portuguesa