Rancho à Portuguesa, receita caseira de um clássico da cozinha portuguesa, comida de conforto do tempo das nossas avós e que tão bem nos sabe…
E com o frio que ainda não nos deixou bem nos apetece comidas quentinhas. Nada melhor que uma refeição que nos reconforte a alma. Reconfortante e cheia de sabores que prova mais uma vez que a gastronomia portuguesa é das melhores do mundo. Experimentem!
Ingredientes
- 250 g de grão de bico cozido
- 250 g de macarronete riscado
- 400 g de carne de vaca
- 50 g de bacon fumado
- 1/2 chouriço
- 1/2 chouriço de sangue
- 1 cebola picada
- 1 cenoura grande ás rodelas
- 1/2 couve branca
- 1 cubo de caldo de carne
- 2 dentes de alho
- 3 colheres (sopa) de massa de tomate
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- azeite q.b.
- pimenta q.b.
Preparação
Rancho à Portuguesa
Coza as carnes e o chouriço até que estejam tenras.
Pegue um tacho e faça um refogado com um fio de azeite, o alho esmagado, a folha de louro e a cebola picada e deixe alourar a cebola.
Corte as carnes em pedaços e coloque-as a refogar. Corte os chouriços em rodelas e o bacon em tiras e junte também. Tempere de sal, a pimenta, o caldo de carne e a massa de tomate um copo de água e deixe refogar em fogo baixo.
Junte a cenoura em rodelas e deixe cozinhar mais uns minutos, de seguida lave a couve parta-a e coloque-a também no tacho, tape para que coza um pouco. Quando a carne estiver tenra, adicione o macarronete, o grão e um pouco mais de água quente.
Rectifique os temperos e deixe cozinhar até a massa estar cozida, deixe ferver bem até ficar um molho bem grosso, mas sem a massa passar do ponto.
Depois é só servir quentinha e saborear esta bela refeição bem portuguesa. Bom apetite!
Leia também: receita de massa á lavrador.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!
2 comentários a “Rancho à Portuguesa”
Muito obrigada pela receita, excelente👍👍
O rancho deve ser uma delícia mas para duas pessoas que comem muito pouco mesmo metade da receita temos rancho para uma semana, mas que deve ser bom acredito obrigada pela partilha!