Categorias
Bolos e Doces Cozinha Internacional

Salame de Chocolate e amêndoa

Hoje vou fazer uma receita de um “Salame de Chocolate e amêndoa” é uma daquelas sobremesas que nos faz lembrar a infância, é um docinho crocante, perfeito para um lanche com um café…

Os ingredientes são bem simples e fáceis de encontrar, não tem complicação nenhuma, e a melhor parte é que é tão fácil de fazer. Este salame fica com um sabor a chocolate bem guloso. E quando se encontra as amêndoas, e o arroz tufado é uma verdadeira festa de sabor no nosso palato. Tenho a certeza que quem gosta de chocolate vai adorar. Experimentem!



Ingredientes
  • 200 gramas de chocolate preto
  • 80 gramas de manteiga sem sal
  • 180 gramas de bolacha maria ou digestivas
  • 80 gramas de amêndoas picadas grosseiramente
  • 20 gramas de arroz tufado integral
  • 90 ml de leite
  • 1 tampa de rum (opcional)
  • papel de alumínio
  • açúcar em pó
Preparação

Salame de Chocolate e amêndoa

Preparação

Numa taça coloque o chocolate partido com a manteiga.

Leve a taça ao micro-ondas até o chocolate derreter na potência média por 1 minuto ( pode também derreter em banho maria).

Retire a taça e mexa muito bem para ver se ele já derreteu completamente, normalmente o calor da taça é suficiente para derrete-lo, mas se reparar que ainda precisa de mais um pouco leve ao micro-ondas só por mais uns segundos.

Coloque as bolachas num saco plástico e bata com um rolo da massa até que fique em migalhas pequenas e outras maiores.

Adicione ao chocolate derretido o leite e a tampa de rum, se estiver usando, e mexa bem até ficar tudo incorporado.

Em seguida coloque as amêndoas picadas, o arroz tufado e as bolachas partidas e misture tudo muito bem.

Depois de tudo bem incorporado coloque numa mesa papel de alumínio, polvilhe com açúcar em pó. Espalhe a mistura por cima e com uma espátula ou uma colher, ajude a moldar e fazer um rolo.

Agora é só enrolar, aperte bem o papel de alumínio com as mãos de forma a que o salame fique bem formado e o interior fique compacto. Se o alumínio começar a rasgar, envolva outra folha de alumínio por cima.

Leve ao frigorífico por umas horas até ficar com consistência rija e que se possa cortar sem desfazer (de preferência de um dia para o outro) .

Depois do salame consistente, corte em fatias e se delicie.

Bom apetite!