Você é do tipo que guarda cebolas no frigorífico? Se a resposta é sim, este artigo mostra-lhe por que jamais se deve colocar cebolas na geladeira!
Esta planta de seu nome científico “Allium cepa”, é muito apreciada e usada em inúmero pratos e receitas culinárias ao redor do mundo e tem até uma estranha fama: a de fazer chorar! Tão amada por uns e detestada por outros.
Muita gente pode até não gostar do gosto da cebola, mas saiba que motivos para consumi-la não faltam: por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Também possui fósforo, ferro e vitamina E, que contribuem no combate a anemia. Fora que é ótima para aliviar sintomas de resfriados, controla a hipertensão e tem até propriedades depurativas e diuréticas no organismo!
Ou seja, a cebola pode ser tida como um santo remédio. Entretanto, ela pode ser uma vilã quando mal armazenada.
Porque não deve guardar cebolas no frigorífico
Quando a cebola é submetida a temperaturas frias e úmidas convertem o amido e os açúcares presente nela e a planta acaba ficando mole e murcha. Além disso, todo o ambiente interno da geladeira fica impregnado com o cheiro forte da cebola, que dificilmente será tirado.
As cebolas devem ficar no saco de malha em que foram compradas e armazenadas em um local seco, fresco e ventilado. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sugere que as cebolas sejam guardadas entre 7 e 10ºC, pouco acima do nível normal de refrigeração.
Outra coisa totalmente errada de se fazer, é guardas as cebolas em sacolas plásticas juntas com outro tipo de alimento, pois a planta expele uma Humidade que acelera sua decomposição.
E para acabar com o sofrimento das lágrimas ao se cortar cebolas, a Associação Nacional das Cebolas (nos EUA) sugere refrigerar a planta por cerca de 30 minutos antes de cortar a parte de cima e descascar. Lembre-se de não tocar na extremidade da raiz, uma vez que é nessa parte que se concentra a maior quantidade de compostos sulfúricos que fazem os olhos lacrimejarem.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!