Categorias
Curiosidades

Sabe que o grão-de-bico é super saudável

O grão-de-bico além de ser saboroso e muito saciante também é super saudável. Neste artigo vai conhecer boas razões para comer mais grão-de-bico, uma leguminosa que é uma ótima fonte de proteína vegan…

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

De acordo com o Medical News Today, estudos mostram que os altos níveis de fibra presentes no grão-de-bico podem ajudar a regular os níveis de açúcar em pessoas com diabetes tipo 1. Isto porque como a fibra desacelera a digestão, o açúcar atravessa o sistema digestivo e chega à corrente sanguínea de forma mais gradual, prevenindo a necessidade repentina de insulina que o corpo dos diabéticos tem dificuldade em produzir.

Promove a saúde cardiovascular e regula o colesterol

O grão-de-bico é uma excepcional fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria das outras espécies desta leguminosa.

As formas de fibras solúveis, geram uma substância tipo gel no aparelho digestivo que enreda a bílis (fluído produzido pelo fígado e que produz o colesterol), expulsando-o do corpo.

O grão-de-bico é muitas vezes comido como substituto da carne, o que pode ser ótimo para quem quer controlar o colesterol e promover a saúde cardiovascular.

Além dos seus efeitos saudáveis no sistema digestivo e do coração, a fibra solúvel ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Fornece nutrientes amigos da saúde óssea

O grão-de-bico contém um benéfico “cocktail” de nutrientes que contribuem para a saúde dos ossos. Contem magnésio, potássio e cálcio – o trio de minerais amigos dos ossos – e ainda contêm fosfato, ferro e zinco que suportam o esqueleto.

Tem propriedades ‘detox’ e anti-cancro

O grão-de-bico contém selénio, um mineral que contribui para a função hepática. Também se sugere que o consumo de selénio pode prevenir alguns tipos de cancro pois, como antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres.

Como preparar o grão-de-bico?

Escolher os grãos, lavar e deixar de molho por 8h. Se tiver problemas com gases, retire a casca. Em uma panela de pressão deixe cozinhar por 20 minutos.

Pode incluir mais grão-de-bico na sua dieta, é muito prático. Pode cozinhar o grão-de-bico em sopas, estufados, purés e cremes, saladas ou como complemento.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *