O grão-de-bico além de ser saboroso e muito saciante também é super saudável. Neste artigo vai conhecer boas razões para comer mais grão-de-bico, uma leguminosa que é uma ótima fonte de proteína vegan…
O grão-de-bico é uma leguminosa do mesmo grupo do feijão, da soja e da ervilha e é uma excelente fonte de cálcio, ferro, proteína, fibras e triptofano. Por ser muito nutritivo, o consumo de pequenas porções, em conjunto com uma dieta equilibrada poderia proporcionar diversos benefícios para a saúde, prevendo o surgimento de doença crônicas, como a diabetes e o câncer.
Benefícios do grão-de-bico para a saúde
O grão-de-bico pode trazer vários benefícios para a saúde, como:
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Alguns estudos mostram que os altos níveis de fibra presentes no grão-de-bico podem ajudar a regular os níveis de açúcar em pessoas com diabetes tipo 1. Isto porque como a fibra desacelera a digestão, o açúcar atravessa o sistema digestivo e chega à corrente sanguínea de forma mais gradual, prevenindo a necessidade repentina de insulina que o corpo dos diabéticos tem dificuldade em produzir.
Promove a saúde cardiovascular e regula o colesterol
O grão-de-bico é uma excepcional fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria das outras espécies desta leguminosa.
As formas de fibras solúveis, geram uma substância tipo gel no aparelho digestivo que enreda a bílis (fluído produzido pelo fígado e que produz o colesterol), expulsando-o do corpo.
O grão-de-bico é muitas vezes comido como substituto da carne, o que pode ser ótimo para quem quer controlar o colesterol e promover a saúde cardiovascular.
Além dos seus efeitos saudáveis no sistema digestivo e do coração, a fibra solúvel ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Fornece nutrientes amigos da saúde óssea
O grão-de-bico contém um benéfico cocktail de nutrientes que contribuem para a saúde dos ossos. Contem magnésio, potássio e cálcio, o trio de minerais amigos dos ossos, e ainda contêm fosfato, ferro e zinco que suportam o esqueleto.
Tem propriedades ‘detox’ e anti-cancro
O grão-de-bico contém selénio, um mineral que contribui para a função hepática. Também se sugere que o consumo de selénio pode prevenir alguns tipos de cancro pois, como antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres.
Como preparar?
Para consumir o grão de bico, é recomendado deixar de molho por cerca de 8 a 12 horas, isso ajuda a hidratar o grão e deixar mais macio, levando menos tempo para ficar cozido. Se tiver problemas com gases, retire a casca. Em uma panela de pressão deixe cozinhar por 20 minutos ou até que fiquem totalmente macios.
Este alimento é muito prático, pode facilmente incluir mais grão-de-bico na sua dieta, em sopas, estufados, purés e cremes, saladas ou como complemento.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!