Além do sabor o tomate protege a saúde, pois possui componentes que beneficiam desde a saúde dos olhos até à do coração, conheça aqui os nutrientes que fazem do tomate um alimento funcional…
O tomate é um importante componente na refeição diária de milhões de portugueses, é bastante conhecido pelo seu gosto característico. Além do sabor, possui inúmeros benefícios, o tomate protege a saúde desde a saúde dos olhos até à do coração.
Saiba porque o tomate protege a saúde
A nutricionista Indianara Coimbra, da Trebeschi Tomates, lista os principais nutrientes do alimento e explica o que cada um oferece de bom ao organismo.
Vitamina A: Por meio da sua ação antioxidante, que protege o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a vitamina previne doenças oculares (como a catarata), auxilia no processo de proteção e reparação da pele e, entre outros benefícios, ajuda a evitar e combater infecções.
Vitamina C: Auxilia na proteção do sistema imunológico, protege contra doenças cardiovasculares, pois fortalece os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol HDL, previne inflamações e desintoxicações, ajuda na digestão de gorduras e aumenta a absorção de ferro de fontes vegetais, além de ser um nutriente importante para a produção de colágeno.
Licopeno: Poderoso antioxidante, que possui muitos benefícios. Entre eles, protege o sistema cardiovascular, pois evita a oxidação do LDL (colesterol mau) e previne o envelhecimento precoce e até alguns tipos de cancro.
Cálcio: Desenvolve, fortalece e mantém os ossos e dentes saudáveis, favorece o ciclo “contração e relaxamento”, que regula os batimentos cardíacos, ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, e atua na regulação e na transmissão de impulsos nervosos.
Fibras: Apesar de não ser um nutriente, a fibra é um componente muito importante na nossa alimentação, pois ajuda a regular o funcionamento do intestino. A fibra solúvel (que se mistura com a água e forma uma espécie de gel no intestino) pode retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono, reduzindo, desta forma, o aumento da glicose sanguínea e a absorção de gorduras.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!