Peixe cru ou cozido? O que faz melhor?

peixe cru ou cozido

O que faz melhor, o peixe cru ou cozido? Você acha que comer peixe cru é saudável e seguro? tem mais benefícios que os peixes cozidos?

Os benefícios do peixe são bem conhecidos, especialmente devido às gorduras saudáveis que contêm, mas será melhor comer o peixe cozinhado ou cru? Se há vegetais que são mais nutritivos quando consumidos crus, será que o mesmo se aplica ao peixe?

Um dos aspetos mais interessantes do consumo de peixe esta na estabilidade de ácidos gordos ómega-3 de cadeia longa, como EPA, DHA. Estes são ácidos gordos poliinsaturados, que se oxidam facilmente, no entanto, no peixe são protegidos nas membranas celulares.

A comparação entre o peixe cru e cozido é muito boa e existem muitas formas práticas de cozinhar peixes antes de consumi-los, em vez de apenas servir-los crus. Pode-se cozinhar o peixe no forno, grelhado, em papelote ou levemente na chapa, e sempre que não se cozinhe demasiado o peixe, serão mantidos a maioria desses ómega-3.

Além disso a digestibilidade proteica melhora com a confeção culinária e a segurança alimentar é sempre maior. Segundo especialistas, crianças pequenas, mulheres grávidas e mulheres que planeiam engravidar devem ter muito cuidado com o consumo de peixe cru, evitando-o a todo custo.

Vale recordar que o peixe cru é um ingrediente importante em muitos países do mundo, com pratos como sushi, sashimi e ceviche. Mas quando se trata de peixe cru, o ideal é pensar em consumi-lo somente em locais confiáveis, pois sendo o pescado um alimento altamente perecível, os índices de contaminação são elevadíssimos. Por isso, se não está tão seguro quanto ao local, dê preferência ao peixe assado, grelhado ou cozido ao invés do cru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *