Categorias
M.F.P. Pão e Pizzas

Pão com farinha espelta e frutos secos

Esta receita de “Pão com farinha espelta e frutos secos” é deliciosa, tem uma óptima textura, é riquíssimo e rápido de fazer, muito bom para comer ao pequeno almoço, ou para fazer umas boas sandes para o lanche…

Quando pensamos em uma alternativa mais saudável que a farinha branca, sempre optamos pela integral, mas esquecemos da farinha de Espelta, que sob o ponto de vista nutricional é melhor do que o trigo.

Farinha de Espelta contém mais proteína e maior qualidade, mais vitaminas, minerais, fósforo e vitaminas do complexo B, é chamado o trigo rústico de sabor intenso e característico e fortalece os órgãos internos.

Eu adoro pão, e gosto de experimentar novos sabores e texturas e melhor ainda, gosto de fazer o meu próprio pão. E como não posso comer muito pão, tento fazer sempre um mais saudável, com farinha Integral, de centeio, com aveia, e agora descobri esta farinha Espelta e pela primeira vez que experimentei gostei imenso. Experimentem!



Ingredientes
  • 1 copo (250ml ) de água morna
  • 1 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • 1 colher (café) sal
  • 310 ml de farinha espelta
  • 2 copos (250ml) de farinha trigo 65
  • 1 pacote de fermento seco para pão
  • Frutos secos e um pouco de aveia
Modo de Preparação

Pão com farinha espelta e frutos secos

Meter tudo na máquina do pão pela ordem indicada, e por a trabalhar no programa de amassar que na minha máquina é de 1hora e 25 minutos.

Depois do programa acabar, tire a massa para a bancada polvilhada com um pouco de farinha, mas mesmo muito pouquinho, só para ajudar a moldar a massa no formato que se quiser.

Colocamos numa forma untada com um pouco de azeite e polvilhada com farinha, tapamos com um paninho limpinho, deixamos levedar por mais uns 30 minutos ou mais, até levedar quase o dobro.

Entretanto ponha o forno a pré-aquecer a 200ºC com uma vasilha que possa ir ao forno, com água, na prateleira do fundo, para ferver e com o vapor que larga dar humidade ao pão quando estiver a cozer e também para o por estaladiço.

Depois de levedado colocamos a forma com a massa no forno para cozer, mas antes disso com muito cuidado molhar com um pouco de leite por cima do pão e deitar um pouco de aveia.

Que pode levar 30 a 35 minutos mas depende do forno.

Quando estiver cozido, (bata no fundo do pão, com os nós dos dedos, cuidado para não se queimar se der toque seco está cozido) retiramos do forno esperamos um pouco e desenformamos, colocamos por cima de uma grelha para arrefecer.

Depois é só saborear este maravilhoso pãozinho acompanhado com um café.

Bom apetite!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *